Home Sudeste São Paulo Circuito das Águas Paulista oferece muita diversão no mês de outubro

Circuito das Águas Paulista oferece muita diversão no mês de outubro

9 min read
0
179

SÃO PAULO/ SP – BRASIL -Para quem quer aproveitar o feriado prolongado de outubro, o Circuito das Águas Paulista é uma ótima opção de viagem e diversão. São nove cidades emolduradas pela Serra da Mantiqueira e próximas à capital paulista, com muitos passeios para famílias com crianças, casais ou mesmo para grupos de amigos.

A começar por Águas de Lindóia, que tem na sua praça central, com grande lago, um espaço agradável para um passeio em família, com muito espaço para correr e brincar. Passar o dia no Thermas Hot World, um parque aquático, com brinquedos como o Castelo Encantado e o Parque Baby and Kids, é uma diversão refrescante para todas as idades.

Que tal um passeio a cavalo? O Forte Apache é o lugar certo para essa experiência. Certamente as crianças vão adorar os animais, enquanto os pais vão voltar no tempo na arquitetura do local: um “forte apache” feito em madeira, igualzinho aos dos antigos filmes de faroeste.

Amparo oferece a oportunidade de viajar aos céus no Observatório Astronômico, que, além do planetário, tem o Espaço Galileo, com um telescópio potente, o maior em operação no Brasil, de onde é possível observar vários planetas e estrelas. No Parque Ecológico Municipal, uma grande e tranquila área verde, com trilhas para serem percorridas, orquidário, mini museu e espaço para muitas brincadeiras esperam a família inteira para boas horas junto à natureza.

Já Holambra (Foto divulgação CICA Holambra) é uma cidade que encanta adultos e crianças. As plantações de flores, em estufas que abrigam milhões de vasos coloridos, é um bom passeio a ser feito na cidade. O Moinho Povos Unidos é um moinho de vento construído na tradição holandesa, considerado o mais alto de seu estilo na América Latina. É um dos cartões-postais da cidade e um local para ótimas fotos. Além disso, tem no seu entorno várias lojinhas de artesanato.

Jaguariúna, outra charmosa cidade do Circuito das Águas Paulista, tem espaços especiais para a criançada, como o Naga Cable Park, espaço para esportes náuticos, inclusive o wakeboard, com instrução para iniciantes, e com brinquedos aquáticos para os menores. Outra opção é viajar na Maria Fumaça, como nos tempos antigos, embalado pelo barulho do trem que corta áreas rurais, trazendo um ar bucólico e histórico. O passeio tem duração de uma hora e meia.

Lindóia tem um grande lago, um ponto tranquilo para uma pescaria ou um piquenique em família, com árvores no seu entorno que garantem ótimas sombras para descansar.

Monte Alegre do Sul tem o espaço perfeito para o divertimento de crianças e adultos. A Cidade das Artes apresenta uma exposição permanente com releituras de grandes mestres da pintura em 44 casinhas encantadoras. Há, também, espaço para homenagem aos grandes artistas locais, bem como a exposição de esculturas originais do artista ilhabelense Gilmar Pinna.

A cidade também conta com o Santuário do Senhor Bom Jesus, construção centenária inspirada na Igreja de Jesus, em Roma. Para quem busca presentear a criançada, a JM Brinquedos Educativos, localizada no Distrito das Mostardas, tem brinquedos artesanais feitos em madeira para crianças de todas as idades.


Foto divulgação CICAP Pedreira

Pedreira, conhecida como um verdadeiro paraíso para compras de porcelanas, tem lojas que vão encantar também as crianças. São as que vendem produtos em MDF, onde é fácil de encontrar casinhas de boneca, porta carrinhos, bauzinhos, entre outros itens, que podem ser inclusive pintados pelos pequenos depois. Na Fazenda Santa Clara, produtora de vários tipos de queijos, tem restaurante que serve comida caipira feita no fogão à lenha e um tour para conhecer a produção do queijo.

Serra Negra tem espaços muito especiais para a criançada, como a Disneilândia dos Robôs, um lugar incrível com vários robôs e engenhocas mecanizadas feitos de sucata, visando a reciclagem e reaproveitamento de todo o tipo de material. Crianças e adultos aprendem e se divertem com os robôs e as engenhocas, apertando botões e puxando alavancas. Serra Negra tem ainda o teleférico, um passeio rápido, mas que vale a pena. O trajeto feito em cadeirinhas tem 1.400 metros de extensão e dura 15 minutos.

Socorro é destino de aventura e tem espaço para crianças também. O rafting Rio do Peixe tem opção de percurso de 4 km e é indicado para crianças a partir de cinco anos. Dão preferência por pessoas da mesma família ou viajando juntas em um mesmo bote. São várias as empresas que oferecem o serviço. No Mundaka Aventura, no Parque Monjolinho, há mais de dez atividades para diferentes perfis de aventura, entre elas tirolesas, trilha das cachoeiras, entre outras para serem vividas por adultos e crianças.

Para saber mais sobre o Circuito das Águas Paulista (CICAP), acesse: www.circuitodasaguaspaulista.sp.gov.br

Fonte:
Cláudio Lacerda Oliva
Diretor
[email protected]