Home Europa Espanha Estrelas Solidarias no Camiño

Estrelas Solidarias no Camiño

6 min read
0
146

SANTIAGO DE COMPOSTELA/ GALICIA – ESPANHA -O Ministro da Cultura e do Turismo em exercício, Román Rodríguez, apresentou o Estrelas Solidarias no Camiño, um evento gastronómico organizado pelo restaurante Casa Barqueiro de Negreira que vai reunir na Galiza no dia 10 de agosto vários dos mais prestigiados e conceituados chefes espanhóis no seu conjunto , somam mais de 30 estrelas Michelin.

A trajetória e a hospitalidade de Rogelio e Francisco Rial reunirão mais uma vez chefs como Martín Berasategui, Jordi Cruz, Juan Mari Arzak, os irmãos Torres, Eneko Atxa, Jesús Sánchez, Marcos Granda e os galegos Manuel Costiña e Miguel Ángel Campos, ambos do Grupo Nove. Todos estarão no Estrelas Solidarias no Camiño, evento em que colabora a Xunta de Galicia e cujos lucros irão para a Caritas.

“Esta iniciativa assenta em alguns dos pilares que nos identificam como povo e nos permite promover algumas das coisas de que mais nos orgulhamos, a nossa gastronomia, o nosso património ou a nossa cultura”, disse Román Rodríguez sobre um evento que reúne os solidariedade, gastronomia e o Caminho de Santiago ”.

Peregrinos e embaixadores

A este respeito, agradeceu o trabalho dos irmãos Rial, proprietários do restaurante Casa Barqueiro, como “anfitriões e exemplo de dedicação” que, desde há vários anos, reúnem esta “constelação de Estrelas Michelin” numa iniciativa a que agora se junta o Governo Autônomo. Embora tradicionalmente o encontro aconteça na Páscoa, este ano teve que ser adiado para o verão por causa da crise do coronavírus.

Aliados e embaixadores da Galiza

Román Rodríguez referiu-se a estas mais de 30 estrelas Michelin como “aliados e embaixadores da Galiza” e confessou que é uma alegria ter profissionais e iniciativas como esta que nos permitem promover os valores jacobinos, já que em tempos como hoje são mais válidos do que nunca em nossa sociedade ”.

A coletiva de imprensa, realizada na Cidade da Cultura, contou com a presença da curadora do Xacobeo 2021, Cecilia Pereira; o cozinheiro Rogelio Rial, em representação da Casa Barqueiro, e Javier García Sánchez, vice-diretor da Cáritas Diocesana de Santiago de Compostela. Estiveram presentes também Alfonso Cabaleiro, diretor geral da Galicia Calidade, e Manuel Costiña, do restaurante Retiro da Costiña. Os chefs com estrelas Michelin postaram um vídeo no qual expressam sua satisfação por fazer parte do Solidarity Stars on the Way.

Os lucros irão para Caritas

A iniciativa teve lugar segunda-feira, 10 de agosto, em Negreira, nomeadamente no recinto do Espectáculo da Galiza, no Parque Industrial de Covas, que abre as portas a partir das 13h00. Vinte empresas do sector alimentar e do vinho da Comunidade participaram no encontro gastronómico, que contou com a presença de chefs. A degustação foi acompanhada por diversas ações respeitando sempre os protocolos de segurança higiênico-sanitária.  Os lucros irão para a Caritas.

Previamente, nessa mesma manhã, os chefes fizeram também um passeio pelo Caminho de Fisterra e Muxía, com paragem na Ponte Maceira, considerada uma das mais belas aldeias de Espanha e um dos locais mais destacados deste percurso de peregrinação que a Xunta pretende reconhecer brevemente Ativo de interesse cultural (BIC).

Assista ao video.

Fonte: Xunta de Galicia