PORTO ALEGRE/ RIO GRANDE DO SUL – O Ypiranga Poker Clube, em parceria com a Federação Gaúcha de Poker realiza uma série de competições que começaram ontem dia 4 e vão até o dia 11 de setembro no Plaza São Rafael Hotel, em Porto Alegre. O evento é o maior do poker já feito no Rio Grande do Sul e conta com 2 mil jogadores inscritos. A competição contempla todos os países, mas a maioria dos participantes reside na América Latina.
A competição irá garantir premiação de R$ 1 milhão no evento principal. Além disso, entre 10% e 15% dos competidores também serão premiados com valores menores. A abertura do evento será feita pelo governo estadual, que há cerca de cinco anos reconhece a modalidade como prática esportiva.
Sobre o Poker
O poker como esporte já é praticado há anos, mas só tem sido reconhecido de maneira clara há pouco tempo. O campeonato brasileiro, atualmente, é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o mundial, que ocorre em Las Vegas. O que poucos sabem é que o poker já é homologado no ministério dos Esportes e vem ganhando respeito e reconhecimento da sociedade como uma prática que exige muita concentração, treinamento e estudo, estimulando a parte sensorial e inteligível, além de contribuir com a socialização das pessoas. Estima-se que existam cerca de 8 milhões de brasileiros praticantes.
De acordo com o secretário estadual adjunto do Esporte e Lazer, Jader Maretoli, a competição é uma forma de trazer credibilidade e visibilidade ao esporte. Ele também ressalta a importância de trazer ações e competições de poker ao RS para que possam movimentar a economia e o turismo do estado.