Home Opinião Marisa B. Krás Borges -RS Gampling e os benefícios do contato com a natureza 

Gampling e os benefícios do contato com a natureza 

4 min read
0
380

PORTO ALEGRE/ RIO GRANDE DO SUL -2020 foi o ano da pandemia mas também foi o ano no qual o tema saúde esteve em todas as pautas. Nunca se falou tanto em saúde e cuidados com a mesma. Os planos de viagem tiveram de ser adiados mas os sonhos não. Continuamos planejando viagens imaginárias e roteiros maravilhosos para realizarmos quando tudo passar.

No momento em que estamos começando a vacinação contra a Covid 19, nada melhor do que retomar os nossos sonhos de viagem e considerar um tipo de turismo que é praticamente desconhecido no Brasil, mas relativamente popular no exterior. Estamos falando do Gampling. Mas o que seria Gampling? Na tradução livre trata-se de uma combinação de Glamour com Camping. Para quem gosta de curtir a natureza mas não ter o “desconforto” normal de uma temporada de camping.

Os benefícios dos Banhos de natureza

Estudos realizados por Universidades japonesas apontaram que o contato frequente com matas e florestas, influenciam positivamente no sistema imunológico, fortalecendo a saúde física, mental e emocional das pessoas.

Estar na natureza ajuda a diminuir o estresse, pois baixa o nível de cortisol, reduz a pressão arterial e influencia nos sistemas simpático e parassimpático, que são sistemas nervosos responsáveis pelo estado de alerta (simpático) e pelo estado de calma (parassimpático).

Nada melhor do que ter esse contato próximo com a natureza e os benefícios advindos desse estilo de turismo e, ao mesmo tempo, usufruir dos confortos típicos de um hotel com uma cama confortável, uma vista paradisíaca , jacuzzi ou ofuró com vista para as montanhas e comida preparada por chefs renomados prontinha na mesa. Tem várias opções de hospedagem: cabanas na floresta ou no deserto, tendas, vilas, casas na árvore ou trailer alojados em uma propriedade onde tem uma equipe competente e profissional para atender as suas necessidades.

Nós ainda não experimentamos mas, com certeza, está em nossos próximos planos de viagens. Porque afinal nada melhor do que relaxar e estar em contato com a natureza, respeitar o isolamento social e os protocolos de saúde sem ter de se preocupar com nada, não é mesmo?

Foto1 : Casulo no Parador Casa da Montanha em Cambará do Sul. Foto: Divulgação
Foto 2 : Barraca Luxo no Paador Casa da Montanha em Cambará do Sul. Foto: Divulgação
Marisa B. Krás Borges
Jornalista e escritora
[email protected]