Home Sul Rio Grande do Sul Itália e ABAV/RS recebem homenagem da Árvore da Integração no Festuris

Itália e ABAV/RS recebem homenagem da Árvore da Integração no Festuris

4 min read
0
182

GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL – Pelo quinto ano consecutivo, a Árvore da Integração compõe a programação do FESTURIS destacando produtos, projetos, pessoas e destinos que tenham um posicionamento ou atuação voltados à sustentabilidade. Desta vez, os homenageados foram: a Itália, representada pela diretora do Ente Internacional de Turismo da Itália (ENIT), Fernanda Longobardo; e a ABAV/RS, em comemoração aos seus 60 anos, representada pela sua presidente Lúcia Bentz.

O Festuris trabalha há mais de uma década em torno de práticas sustentáveis. Mesmo antes de o assunto virar moda e agora comprometimento global, a empresa Rossi & Zorzanello já tinha consciência de que o futuro dependia do trabalho sustentável feito hoje. Através do Festuris, assumiu a responsabilidade de trabalhar a conscientização para o assunto, potencializando esta mensagem por meio do mercado do turismo em todos os seus segmentos.

A ideia

A Árvore da Integração foi uma ideia trazida pelo Fórum Ibero-americano de Periodistas de Turismo através do seu Secretario de Relações Institucionais, Wilson Sierra -(Editor do Jornal Sierramar), representado no evento pela sua filha e também jornalista Marisa, em 2015. O projeto consiste no plantio da Araucária, árvore símbolo do Sul do Brasil, que representa a força da natureza sendo casa de várias espécies de aves e podendo chegar a mais de 200 anos de idade. Sua semente, o pinhão, é uma iguaria que cura e alimenta. Com o plantio desta espécie, o Festuris ajuda a preservá-la através das mãos dos homenageados a cada ano.

Nesta edição, o plantio simbólico aconteceu dentro dos pavilhões do Serra Park devido à instabilidade do tempo no momento do ato. Mas, após o evento, os dois exemplares de Araucária foram plantados nos jardins do centro de feiras – um homenageando a Itália e outro a ABAV/RS. A entrega foi formalizada pelos CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, também com contribuição da Secretaria de Meio Ambiente de Gramado.

Foto Leandro Alves: ABAV-RS e Itália recebem Árvore da Integração
Fonte: Imprensa FESTURIS