Home Sudeste Minas Gerais Minas TURISMO Gerais por Sérgio Moreira

Minas TURISMO Gerais por Sérgio Moreira

9 min read
0
256

BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS/BRASIL – São Sebastião das Águas Claras, popularmente conhecido como Macacos, é um distrito da cidade de Nova Lima, localizado a apenas 20 km de Belo Horizonte, São Sebastião das Águas Claras, também conhecido como Macacos, é um distrito. Uma de suas primeiras construções é a Igreja de São Sebastião, construída em 1718. (Legenda da foto acima: Igreja de São Sebastião, na entrada de Macacos).

O povoamento do distrito de Macacos iniciou-se logo no início do século XVIII, com a descoberta do ouro na região. São inúmeras as histórias que definem o nome Macacos para o vilarejo de mais ou menos 3mil habitantes com seus seis bairros capela velha, jardim amanda, parque do engenho, mendes (santo daime), jardins de petropóles e pasargada.

Com o passar do tempo, Macacos foi se formando, alicerçada, nas atividades de pequena agricultura e comércio de gêneros de primeira necessidade. A extração do ouro durou até meados do século XIX, quando o metal tornou-se escasso e sua extração mais difícil, e isso fez com que a região ficasse esquecida. Entretanto, nas últimas décadas, Macacos teve esse quadro mudado, pois o turismo, principalmente o ecoturismo, turismo de aventura e o turismo gastronômico tornaram-se notórios.

Envolta por rios e montanhas, os turistas encontram em Macacos condomínios, pousadas, hotéis de luxo, spas, restaurantes que variam desde a tradicional comida mineiro ao típico prato mediterrâneo


Passeios em trilhas por Macacos

Visite Macacos e encante com a natureza, cachoeiras, aventuras em motos e bicicletas, passeios pelas matas, descanso em pousadas e em restaurantes com cardápio mineiro, além de boas cachaças mineiras.

O BHC&VB que já apoiou a promoção de mais de 500 eventos itinerantes pela cidade, movimentando cerca de 2,9 bilhões de reais com o objetivo de promover o destino Belo Horizonte para eventos, negócios e lazer, promoveu no último dia 10 o evento da nova diretoria e dos conselhos curador e fiscal.


Jair Aguiar na posse na presidência do BH Convention Bureau

Diretoria empossada: Diretor Presidente: Jair de Aguiar Neto, representante do Actuall Hotel e vice-presidente de Eventos: Uriel da Silva Pinheiro, representante da MG Marketing de Negócios; Diretor vice-presidente de Comunicação e Marketing: Gustavo Henrique Alves, representante da ABRASEl-MG; Diretor vice-presidente de Novos Negócios: Ricardo de Arruda Penteado, representante do  BH AIRPORT – concessionária do Aeroporto Internacional de Confins S/A. Conselho Fiscal – Membros efetivos: Carlos Rogério Zech Coelho, representante da Panda Promoções e Eventos; Diogo Alves da Paixão, representante do BHB Hotel e Marcelo Batista Serra, representante da Serra.

Eventos; Diretora vice-presidente: Flávia Botelho de Carvalho, representante da Espaço Ampliar Assessoria, Projeto e Eventos; Diretor vice-presidente de Assuntos Institucionais: Alisson Teixeira Martins, representante do Ouro Minas Palace Hotel; Diretor vice-presidente Administrativo Financeiro: Anderson Vieira Bastos, representante do Caesar Business Hotel; 

Membros suplentes: Geraldo Afonso Porto Pedrosa, representante do Minas Tênis Clube; Jaqueline Alves Salles, representante do Holiday Inn e Patrícia Sant’Anna Pereira, representante da AMIS.


Alguns diretores do BH Convention Bureau

Minas 300 anos

A Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais – ACMinas – tem sua história marcada pela defesa dos interesses do Estado, não só em suas relações comerciais, mas em todos os aspectos que possam representar avanço e desenvolvimento para os mineiros. Um desses aspectos é a valorização e o respeito às raízes histórico-culturais.

Por isso, a Associação não poderia deixar de se movimentar para homenagear Minas Gerais na ocasião da comemoração dos 300 anos do estado. E criou o projeto Minas 300+. Durante todo o ano, serão promovidos simpósios, encontros e debates, entre outras iniciativas, não só para homenagear o estado pelos 300 anos de história, mas, principalmente, para estabelecer um marco histórico para os próximos 300. Valorizar as tradições, as raízes e a história pensando no futuro que está por vir. O selo Minas 300 anos foi no dia 9 de março em solenidade na sede da ACMinas, em BH.

Salão do Turismo da ABAV


Empresas de turismo divulgando o setor

Reunindo 63 expositores de Minas Gerais e outros Estados, entre hotéis, pousadas, operadoras de turismo e entidades do trade turístico foi realizando no Dayrell Hotel, centro de BH o 14o SALÃO DO TURISMO da ABAV de MG.


Dezenas de empresas participaram do Salão do Turismo

Sete palestras sobre destino turísticos, como captar clientes pela internet, foram alguns dos assuntos em pauta à disposição dos participantes de Minas e vários Estados que vieram a BH para o Salão do Turismo, além de divulgação de atrações turísticas, pacotes de viagens e promoções de atrativos turísticos aos agentes de viagens, durante o Salão do Turismo, cerca de 1000 pessoas passaram pelo evento. Segundo o presidente da ABAV MG, Alexandre brandão, o sucesso do Salão do Turismo mostra o potencial que o turismo desenvolve na geração de emprego e renda.

Coluna Minas TURISMO Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
Informações para
[email protected]