Home Centro-Oeste Distrito-Federal Ministério do Turismo realiza Semana Nacional do Turismo em Belo Horizonte/MG

Ministério do Turismo realiza Semana Nacional do Turismo em Belo Horizonte/MG

8 min read
0
361

BRASÍLIA/DISTRITO FEDERAL – BRASIL – O Ministério do Turismo realiza entre os dias 03 e 06 de dezembro, em Belo Horizonte/MG a 1ª Semana Nacional do Turismo. O evento tem como objetivo debater iniciativas para o fortalecimento do setor, que movimenta 52 atividades econômicas, emprega direta e indiretamente sete milhões de brasileiros e representa 8,1% da economia nacional.

A programação do Semana Nacional do Turismo terá várias atrações, como a realização da cerimônia do 2º Prêmio Nacional do Turismo e o lançamento de iniciativas em conjunto com a da Organização Mundial de Turismo (OMT): o Wakalua Brasil e o Programa Nacional de Gastronomia. Além disso, haverá reuniões de trabalho e encontros de secretários e dirigentes do setor e visitas técnicas em pontos turísticos da cidade.

Programação que será aberta ao público.

Programação 1ª Semana Nacional do Turismo

03/12/2019

8h30 a 12h00

Lançamento do Wakalua Brasil

Lançamento do Programa Nacional de Gastronomia

Assinatura do convênio para a restauração do barco Benjamim Guimarães

Local: Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil – Praça da Liberdade – Belo Horizonte/MG

04/12/2019

9h30

Lançamento Destino Mantiqueira

Local: Sala Juvenal Dias – Palácio das Artes – Belo Horizonte/MG

18h30 às 22h00

2º Prêmio Nacional do Turismo

Local: Palácio das Artes – Belo Horizonte/MG

Semana Nacional do Turismo movimenta capital mineira

Entre os dias 3 e 6 de dezembro, diversos eventos debaterão as iniciativas para o desenvolvimento do setor

Belo Horizonte será palco, entre os dias 3 e 6 de dezembro, da 1ª Semana Nacional do Turismo. O evento, promovido pelo Ministério do Turismo, tem como objetivo debater iniciativas para o fortalecimento do setor que movimenta mais de 50 atividades econômicas, emprega direta e indiretamente 7 milhões de brasileiros e representa 8,1% da economia nacional. Para celebrar a primeira edição do evento, a Pasta assinará um memorando de entendimento para duas iniciativas inéditas em conjunto com a Organização Mundial de Turismo (OMT): o Wakalua e o Programa Nacional de Gastronomia.

No campo da tecnologia, o Hub de inovação da OMT – Wakalua – terá no Brasil sua primeira unidade em solo sul-americano. O objetivo é promover soluções inovadoras para o setor de viagens por meio de startups. O programa lançado em janeiro, em parceria com a Globalia, está presente em mais de 150 países.

Já no segmento gastronômico, o documento prevê uma parceria com o Sebrae e a OMT para utilizar a culinária brasileira como incentivadora e impulsionadora do turismo no Brasil, atraindo visitantes de todas as partes do mundo. A ideia é que o programa seja baseado com o que hoje é realizado no Peru, que mudou a cara do turismo no país e se consolidou como um dos principais destinos turísticos gastronômicos do mundo.

“Promover a Semana Nacional do Turismo é a melhor forma de valorizar essa atividade tão importante para a geração de emprego e renda do nosso povo. Tivemos um ano excelente para o setor, com conquistas inéditas que merecem ser celebradas e divulgadas para todos que acreditam no turismo como vetor de desenvolvimento econômico”, afirmou o ministro Marcelo Álvaro Antônio.

Ainda durante a programação oficial da semana haverá um momento para valorizar e reverenciar profissionais e iniciativas de destaque no turismo brasileiro. O Palácio das Artes foi o local escolhido para anunciar os grandes vencedores da segunda edição do Prêmio Nacional do Turismo. O evento tem por objetivo identificar, reconhecer e premiar iniciativas de destaque e profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do turismo no país. Em sua primeira edição, no ano passado, foram consagradas sete iniciativas entre 208 projetos habilitados, que contribuíram para o fortalecimento do mercado de viagens. Também foram reconhecidos cinco profissionais com atuação destacada na área, que venceram a disputa com outros 24 finalistas, num total de 44,2 mil avaliações.

Outro eventos

A Semana Nacional do Turismo vai abrigar ainda outros eventos, como a 10ª reunião da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT), grupo técnico destinado à análise de informações e compartilhamento permanente de experiências, que visa orientar a promoção dos destinos, conforme as expectativas e tendências dos mercados; e a reunião do Conselho Nacional do Turismo, que realiza seu último encontro do ano. Além disso, a capital mineira será sede da 8ª Reunião Extraordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo, FORNATUR.

FONTE: MINISTERIO DE TURISMO DO BRASIL
[email protected]
Atendimento à imprensa: (61) 2023-7047/ 7045