Home Centro-Oeste Distrito-Federal Ministro do Turismo debate a promoção do turismo no Brasil com embaixadores e cônsules

Ministro do Turismo debate a promoção do turismo no Brasil com embaixadores e cônsules

10 min read
0
197

BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL -O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, participou, na última quarta-feira (21.07), de um encontro virtual com embaixadores e cônsules de diversos países para debater a promoção do turismo nacional. Ao todo, estiveram reunidos cerca de 40 representantes diplomáticos das regiões das Américas, África, Europa e Ásia. Na ocasião, Machado Neto relatou iniciativas do governo federal para a atração de mais investimentos ao país, as ações de promoção e fortalecimento do setor e a tendência do ecoturismo no cenário pós-pandemia.

“O mundo todo vai querer turismo de natureza. E nada se iguala ao nosso Brasil. Temos vários países em um só, somos um continente. Temos um país belíssimo, onde o turismo pode se fortalecer com sustentabilidade, porque sem consciência ambiental, sem o meio ambiente integrado ao turismo, não há turismo”, declarou Machado Neto.


Parque Estadual do Cantão; Foto Emerson Silva

O ministro do Turismo ainda ressaltou o lançamento, na última semana, da campanha nacional de promoção do turismo em natureza, que retrata a importância de se praticar um turismo consciente, sustentável e seguro diante do grande potencial do país neste segmento. “Escolhemos lançar essa campanha em um local ainda pouco conhecido, no Tocantins, que é o Parque Estadual do Cantão – e que o Brasil todo deve passar a conhecer. Banhado pelos rios Araguaia, Javaés e do Côco, o local tem uma beleza única: são cerca de 800 lagos, envolvendo a biodiversidade da Amazônia, do Cerrado e do Pantanal”, enalteceu.

Investimentos

Machado Neto também reforçou a importância de investimentos em infraestrutura turística na preparação dos destinos brasileiros para oferecer experiências ainda melhores aos visitantes. “É isso o que temos feito dia após dia. Temos mais de três mil obras de contratos vigentes no país e só no ano passado investimos R$ 1 bilhão em obras de infraestrutura, um marco que nunca tinha acontecido”, apontou.

Também presente no encontro, Álvaro Garnero, embaixador do Turismo Brasileiro, demonstrou otimismo quanto ao crescimento do turismo interno. “Vamos ter a alegria de juntos, num futuro próximo, ver o Brasil sair desses 6 milhões [de turistas internacionais que chegam ao país], há 50 anos, para 20 a 30 milhões de turistas e encostar [a contribuição do turismo à economia] no agronegócio. Vai ser um grande orgulho”, comentou. “Já passei por 110 países, mas o ecoturismo que temos no Brasil eu não conheço em nenhum outro lugar do mundo”, acrescentou Garnero.

Belezas naturais

O cônsul honorário da Tanzânia, Jonathan Bittencourt, também destacou as belezas naturais do Brasil e defendeu a necessidade de mais investimentos nos parques nacionais, pontuando o exemplo dos Estados Unidos. “Aqui nos Estados Unidos, em qualquer lugar que você vai tem infraestrutura. Você vai em uma praia pequena ou grande, entra nos parques nacionais norte-americanos e você vê infraestrutura para que você desfrute daquele turismo”, disse.

O encontro virtual foi organizado pela Sociedade do Corpo Consular do Paraná, que agrega consulados localizados no estado. A instituição atua na interlocução com os setores público e privado, fomentando as relações entre os seus membros e as entidades brasileiras. Para ver a íntegra do encontro acesse AQUI

Tocantins

Ainda na quarta-feira, o ministro Gilson Machado Neto participou de um encontro com prefeitos da região Norte do Tocantins, no município de Colinas do Tocantins. O objetivo foi debater ações para fortalecimento do turismo na região e alinhar medidas para auxiliar o setor local a se preparar para a retomada das atividades turísticas.

O prefeito de Colinas do Tocantins, Dr. Kasarin, agradeceu a presença do ministro do Turismo. “Pela primeira vez na história de Colinas temos a presença de um ministro de Estado. Sabemos do potencial turístico de Colinas e região. Já apresentei várias demandas ao ministro Gilson Neto com relação ao que é mais importante para o desenvolvimento do turismo, que é a recuperação da TO-335. Estamos numa luta com ele e com o ministro Tarcísio, com o governador Carlesse, com o deputado federal Gaguim e com Osires Damaso. Agradecemos muito o empenho de R$ 9 milhões para criação do Parque Turístico de Colinas do Tocantins”, destacou.

O ministro do Turismo destacou o comprometimento do governo federal com a cidade de Colinas do Tocantins e reforçou a necessidade de investimentos em infraestrutura para facilitar os deslocamentos e alavancar o turismo na cidade, contribuindo para o seu desenvolvimento econômico.

“Estamos em busca de soluções definitivas para a TO-335, como também ouvi atentamente a sua palavra, prefeito, da necessidade de instalar aqui na BR-153, a Belém-Brasília, uma iluminação, como também é necessário tirar as carretas dentro de Colinas, fazer um anel-viário, um entorno. Precisamos também de um aeroporto. Colinas tem um potencial turístico imenso. E Colinas precisa de um aeroporto que opere voos regionais. Tudo o que for necessário vamos lutar por esse aeroporto para que Colinas se instale, definitivamente, nas rotas das companhias para voos regionais”, destacou o ministro do Turismo.

Ainda em Colinas, Machado Neto concedeu entrevista para a rádio Líder FM Colinas 96,1 e falou sobre os avanços no setor de Turismo e o potencial para turismo do estado do Tocantins, principalmente para turismo de natureza, de forma sustentável.

Foto divulgação
Fonte: Mtur
Por Amanda Costa
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo