Home Sudeste São Paulo Receita de Scone: uma tradição britânica

Receita de Scone: uma tradição britânica

4 min read
0
166

SÃO PAULO/ SP – BRASIL -Na Grã-Bretanha toma-se chá todos os dias. Seja no café da manhã ou em pausas ao longo do dia, eis aí um ritual tradicionalmente britânico. Agora se você quiser experimentar um verdadeiro chá da tarde, precisa incluir um item essencial – o scone! Que tal fazer essa receita simples enquanto você está se protegendo do coronavirus e sonha com visitar a Grã-Bretanha no futuro?

Há duas opções disponíveis, desde a receita completa com a mistura de pequenos sanduíches e bolinhos (petit fours), até o tradicional cream tea. Originário do sudoeste da Inglaterra, em Cornwall e Devon, a tradição se espalhou pela Grã-Bretanha. Além de um chá quente, tudo o que você precisa é de um pouco de leite coalhado (um creme muito espesso), uma geléia saborosa… e claro, scones, um tipo de bolinho delicioso, típico do chá da tarde!

Aqui está nossa receita para te ajudar a preparar essa iguaria e sentir um gostinho da Grã-Bretanha em casa. Vista seu avental!

 

Ingredientes para 8 scones (4 pessoas):

– 230g de farinha de trigo- 150ml de leite
– 60g de manteiga sem sal, cortada em cubos
– 25g de açúcar
– 1 ovo
– 1 colher de chá de fermento em pó
– 1 pitada de sal

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma assadeira com manteiga ou cubra-a com um pedaço de papel manteiga.

Misture em uma tigela a farinha, o fermento, o açúcar e o sal, de maneira uniforme. Depois acrescente o leite.

Adicione os cubos de manteiga frios(não derretê-los), e então os amasse tudo até adquirir uma massa lisa.

Estique a massa em uma superfície revestida com farinha, de forma que ela fique com 2 cm de altura. Recorte a massa com o auxílio de um copo ou de um cortador de biscoitos redondo.

Pincele os bolinhos com uma mistura de ovo com um pouco de leite.

Asse a massa na divisória do meio do forno até que os bolinhos cresçam e fiquem levemente dourados. Normalmente leva em torno de 15 a 20 minutos, mas o tempo pode variar de acordo com o seu forno.

Pronto! Agora é só provar seus scones quentinhos com um bom chá (com leite, se você for britânico!), geléia e clotted cream!

Observação: O clotted cream (creme coalhado) não é fácil de ser encontrado fora da Grã-Bretanha. Mas é possível fazê-lo em casa. É um creme espesso, com 55% de gordura, preparado com leite cru (leite não-pasteurizado) aquecido por várias horas e resfriado na geladeira.

Foto: Divulgação
Fonte: lovebritain.br