Home Nordeste Pernambuco “Sabor Arretado”: Descubra Pernambuco ensina a fazer as delícias da culinária pernambucana

“Sabor Arretado”: Descubra Pernambuco ensina a fazer as delícias da culinária pernambucana

6 min read
0
61

RECIFE/ PERNAMBUCO- Quando se fala em gastronomia, a possibilidade de receitas e experimentação é vasta. Além de auxiliar no aprofundamento na cultura dos alimentos, para muita gente, a cozinha é até uma atividade terapêutica. Pensando nisso, ao longo do período de pandemia da covid-19, o perfil no Instagram do Descubra Pernambuco (@descubrapernambuco), página mantida pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), incrementou ao seu conteúdo digital receitas de chefs e cozinheiros de municípios pernambucanos. ( foto: NORTE BOLOS // QUEIJO MANTEIGA COM MEL DE ENGENHO E CAFE // FOTO: IGO BIONE)

Além das postagens e curiosidades sobres os destinos, o internauta pode conferir, na série batizada de Sabor Arretado, receitas fáceis de executar que estão ligadas às tradições dos destinos. A ação integra o programa de interiorização mantido pelo Governo de Pernambuco, o Bora Pernambucar.

O quadro vai ao ar sempre às sextas-feiras e, desde o início da quarentena, deixou os internautas com água na boca com as 22 receitas publicadas em vídeo por chefs renomados e entusiastas locais da culinária. “No apogeu da pandemia, conseguimos apresentar ao internauta – que são potenciais visitantes das cidades -, o melhor da gastronomia dos nossos destinos. Além de ser um bem cultural do nosso povo, a gastronomia gastronomia pernambucana é um dos elementos importantes para o turismo. Essa série do Descubra Pernambuco busca dar uma palinha de tudo o que pode ser apreciado aqui, aguçar a vontade de viajar pelo Estado”, afirma o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.( Foto ).

Os vídeos publicados são leves, descontraídos e trazem os chefs conversando informalmente com o seguidor, ao mesmo tempo que preparam os pratos. A série já contou com a presença dos chefs Cesar Santos, da Oficina do Sabor; Alcindo Queiroz, do Restaurante Patuá; Joca Pontes, do Villa e Ponte Nova, além de vários outros do interior, famosos em sua região por terem criado iguarias como a Moqueca de surubim e o Bolo de manga com maracujá.

Sabor Arretado já contemplou receitas de Recife e Olinda, passando pela Zona da Mata, Agreste e Sertão do Estado. São Benedito do Sul, Macaparana, Bezerros, Arcoverde, Floresta e outras cidades foram representadas.

Próximos episódios

Para os próximos episódios, o quadro promete proporcionar aos internautas a imperdível experiência de preparar o tradicional Bolo de Caco, típico do município de Solidão, no Sertão. A receita dialoga com o ritual de fé e acolhimento que marca as romarias tradicionais da região. Outro prato deste menu online é o Carneiro ao vinho, carro-chefe da cidade de Lagoa Grande. Ficou com água na boca? Segue o @descubrapernambuco para aprender a fazer essas delícias que só Pernambuco tem.

SERVIÇO

Sabor Arretado – Todas as sextas-feiras, no perfil do IG

@descubrapernambuco

Fotos: Hugo Accioly e Igo Bione

Luiz Apolinário (99385-1343)

 

SECRETARIA DE TURISMO E LAZER DE PERNAMBUCO
EMPRESA DE TURISMO DE PERNAMBUCO (EMPETUR)
CENTRO CULTURAL CAIS DO SERTÃO
ARENA DE PERNAMBUCO
ASSESSORIA DE IMPRENSA
JANAÍNA LIMA, ANA LUÍZA ACCIOLY, LUIZ APOLINÁRIO e VINÍCIUS BARROS
Assessores de Comunicação
+55 (81) 3182.835 [1]7
+55 (81) 3182.83 [2]97
+55 (81) 3182.8 [2]371
FRANCISCO ANDRADE
Fotógrafo