Home Nordeste Pernambuco SETUR Recife confirma participação no Fórum de Turismo LGBT do Brasil 2021

SETUR Recife confirma participação no Fórum de Turismo LGBT do Brasil 2021

9 min read
0
208

 RECIFE/ PERNAMBUCO -A Secretaria de Turismo e Lazer do Recife acaba de anunciar sua participação no Fórum de Turismo LGBT do Brasil 2021. O evento está marcado para acontecer no Hotel Tivoli Mofarrej São Paulo (SP) em 30 de setembro, das 9h, às 18h, em formato híbrido, com público máximo de 150 pessoas e transmissão ao vivo pelo Grupo R1 no canal do Brasilturis Jornal no Youtube.

Conhecida por ser uma das cidades mais LGBT friendly do Brasil, a capital pernambucana já tem um longo histórico em ativação para esse público. Em 2009 foi a primeira a realizar um press trip para mídias LGBT. No mesmo ano, desenvolveu uma campanha especial para esse perfil de turistas, a “Recife da Diversidade”.

Além disso, foi a primeira prefeitura do país a criar em parceria com o Convetion Bureau o Guia da Diversidade, que roteirizava os pontos turísticos e as principais atrações da cidade voltadas para os turistas LGBT+.

Alinhada as demandas destes turistas, no dia 10 de agosto, dia em que se celebra o Dia Mundial do Turismo LGBT, a Secretaria de Turismo do Recife (SETUR) lançou o Guia Recife+. O documento virtual oferece uma relação de bares, restaurantes, lojas e tours especializados no atendimento a pessoa LGBT. Não à toa, Recife é considerada uma das principais cidades no quesito acolhimento e opções para o segmento, segundo o Ministério do Turismo.

O guia virtual está disponível no Portal do Turismo (https://visit.recife.br/download/guia-recife+.pdf) ou ainda por QR Codes dispostos em locais estratégicos da cidade.

Para sua apresentação no Fórum de Turismo LGBT do Brasil 2021, a Setur está preparando o treinamento “Recife Transborda Diversidade” que será ministrado por Cacau de Paula ( Foto acima) , secretária de Turismo do Recife e por Maria do Céu ( Foto abaixo ), o maior nome de entretenimento e militância LGBT do nordeste brasileiro.

“Nosso principal objetivo é nos apresentar como uma opção de turismo seguro e amigável para a população LGBTI+. Com isso, vamos reforçar o nosso Guia Recife +, pensado com carinho e cuidado para o segmento, além de divulgar a cidade enquanto um destino turístico seguro” finaliza Cacau.

Além do treinamento, Recife também terá uma mesa expositora para atendimento dos agentes de viagens e operadores turísticos que estiverem presentes, distribuindo material informativo do destino bem como apresentando as melhores opções da cidade. O atendimento será feito por Bráulio Moura, gerente de Inovação e Roteiros Turísticos do Recife.

Para os interessados, as inscrições já estão abertas no site oficial do Fórum de Turismo LGBT do Brasil (www.forumdeturismolgbt.com.br) e se manterão até a data do evento ou quando o limite for atingido.

Até o momento, o Fórum tem confirmadas as participações da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (Setur-SP), Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), R1 Soluções Audiovisuais, Jungfrau, Diversa Turismo, Hard Rock Hotels, Visit Flórida, CC Hotels, Air Canada, Visit Britain, Vila Galé Hotels, além da chancela da Associação Interacional de Turismo LGBTQIA+ (IGLTA).

Sobre o evento 

Criado em 2017, o Fórum de Turismo LGBT do Brasil reúne agentes de viagens e operadores para um dia de debates que visam aprofundar o conhecimento sobre o segmento que movimenta, anualmente, US$ 3 trilhões em nível global. No intuito de inspirar e capacitar a cadeia nacional de vendas, o evento destaca palestras e cases de sucesso ministrados por profissionais que são reconhecidos mundo afora pela atuação em prol de um Turismo mais justo, acolhedor e democrático para os viajantes LGBT.

Chegando à quinta edição, o evento criado e realizado pela Revista ViaG segue com o propósito de apoiar o desenvolvimento de novos negócios e a geração de renda, por meio da capacitação dos profissionais da linha de frente sobre a necessidade de atendimento especializado e consultoria em relação aos roteiros, itinerários e outras demandas específicas desse tipo de viajante. As edições anteriores capacitaram mais de mil profissionais brasileiros, foram reconhecidas por 100% deles pela relevância e atualidade dos temas propostos.

Neste ano, os temas incluem desafios para desenvolver opções no Turismo para transexuais, oportunidades em roteiros motivados por esportes, dicas para criar e vender roteiros em destinos que não são seguros para o viajante LGBT e opções no cenário nacional para esse perfil de turista.

Fórum de Turismo LGBT do Brasil 

Data: 30 de setembro de 2021, das 9h às 18h
Local: Tivoli Mofarrej São Paulo, com transmissão pelo Youtubedo Brasilturis Jornal
Inscrições: Abertura em 01 de setembro
Edições anteriores: www.forumdeturismolgbt.com.br

Fotos: Divulgação
Ana Azevedo│ Repórter Editora Via