BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS – BRASIL – Nos dias 7 e 8 de dezembro, em Tiradentes, Minas Gerais, ocorreu o 18º Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira – Edição Inconfidentes, evento que teve como objetivopromover o intercâmbio de experiências nos principais polos hoteleiros de Minas Gerais.(Legenda da foto acima: Dezenas de pessoas ligadas aos setores da hotelaria, gastronomia, eventos e empresas do mercado turístico no Santíssimo Hotel, em Tiradentes).
Após oito anos de sucesso na capital, o encontro, organizado pela Mensagem e Imagem Consultoria e Eventos em parceria com o Circuito Turístico, apresentou a tradicional mostra de produtos e serviços para os meios de hospedagem, além de diversos cursos, palestras e oficinas para os trabalhadores e empresários do setor. A novidade deste ano ficou por conta do Festival Gastronômico Hotel Gourmet, com receitas especialmente elaboradas pelos chefs de alguns dos principais hotéis de Minas Gerais. O encontro aconteceu no Santíssimo Resort, em Tiradentes.

Jornalista Sérgio Moreira com o professor de culinária e chef Edson Puiatti, idealizador
da “Paella” Mineira, com torresmo, pimenta, arroz e o tempero especial que o chef Puiatti sabe fazer
Encerramento
No encerramento do 18° Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira, em Tiradentes, Antônio Nascimento, prefeito de Tiradentes, os Chefs Edson Puiatti, Flávio Trombino, Ivo Faria, Rafael Pires, Felipe Oliveira, Marcos Januário, gestor do Circuito Turístico Trilhas dos Inconfidentes e os palestrantes Ricardo Domingues, Maria José Dantas, Thiago Fonseca, Cindra Gomes.
Futuro Ministro de Turismo

Marcelo Álvaro Antônio com representantes do trade turístico
Ministro de Turismo se reúne com trade turístico deputado federal Marcelo Álvaro Antônio esteve reunido com vários setores do trade turístico de Minas Gerais, como ABAV, SKAL CLUB, SINDHORB, ABRASEL, ABRAJET, ABIH, BH CONVENTION BUREAU na confraternização de final de ano, o evento aconteceu em parceria da ABAV/MG com o Skal Belo Horizonte e foi realizado no Restaurante Pondicherry, no Dayrell Hotel & Centro de Convenções, em BH

Nina Pacheco, o artista plástico Fernando Pacheco e o futuro Ministro recebendo um trabalho do grande artista plástico Fernando Pacheco, que é reconhecido com um dos melhores da arte no Brasil e exterior.
O Salão anterior, realizado em março de 2018, foi considerado o maior evento já realizado pela entidade mineira, batendo o recorde de estantes, inscrições antecipadas e público. A estimativa é que o evento de 2019, ultrapasse os números do 12º Salão do Turismo, gerando a movimentação do mercado e a projeção de novos negócios.
José Maurício de Miranda Gomes, presidente da ABAV-MG, afirma que a melhora do mercado motiva os profissionais na participação de feiras e eventos, e isso vem sendo demonstrado não apenas no Salão, mas também em todas as palestras e cursos realizados dentro da associação.
“Sentimos realmente que as pessoas estão mais animadas e empolgadas com o setor e, sem dúvida, isso fortalece o nosso evento” ressalta. Outra característica importante, são as palestras realizadas ao decorrer da feira, são cinco ministrações que têm como objetivo, capacitar os agentes de viagens e mostrar as novidades do mercado.
Museu mostra a história da indústria têxtil

A casa centenária de 1872 guarda a história da indústria têxtil
Desde 1983 a Cedro Têxtil é mantenedora do Museu Têxtil Décio Mascarenhas, situado na Fábrica do Cedro, em Caetanópolis, com acervo de mais de 1.000 peças, o mais completo museu têxtil do país.
Referência para estudantes, historiadores, estudiosos e empresários do setor, além da comunidade local, o espaço recebe aproximadamente 1.500 visitantes por ano, cumprindo o papel de preservar e perpetuar a história da indústria têxtil nacional.

Máquinas e equipamentos da história da indústria têxtil em exposição
Fórum Gramado de Estudios Turísticos
GRAMADO/RIO GRANDE DO SUL – BRASIL – O Fórum é um dos maiores eventos sobre o turismo como ciência no Brasil , tem a missão de deixar um legado de vanguarda aos destinos que apostam no turismo como atividade econômica sustentável. O Fórum vai oferecer conhecimento acadêmico e prático aos que se ocupam do turismo. Para isso, contará com palestras de renomados turismólogos, economistas, empresários, estudiosos.
Além disso, o Fórum constará de uma seleção de trabalhos originais em investigação em turismo, aberta aos pesquisadores nacionais da área. Essa etapa estará sob a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade de Caxias do Sul. 3 DIAS DE IMERSÃO VOLTADOS AO FUTURO DO TURISMO E SUA INSERÇÃO NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO PAÍS.
Temas en debate
Turismo como ciência; Desenvolvimento sustentável do turismo; Inovação; Turismo, o negócio do futuro; Marcos Regulatórios para destinos turísticos. O evento é destinado aos players do turismo nacional, aos dirigentes de destinos turísticos, aos legisladores, ou seja, aos que possuem ferramentas para a implantação de diretrizes em suas comunidades.
Estudantes de turismo também são foco do Fórum, que se propõe a debater temas acadêmicos e suas execuções práticas.
Informações, acesse o site do evento– www.forumgramado.com.br