Home Sul Rio Grande do Sul Turismo prepara retomada

Turismo prepara retomada

8 min read
0
174

PORTO ALEGRE/ RIO GRANDE DO SUL – BRASIL – O Dia Mundial de Turismo , 27 de setembro foi escolhido pela Secretaria Estadual de Turismo do RS (SETUR/RS) para a confraternização e encontros que serviram para a afirmação das rotas turísticas consolidadas e a discussão sobre a retomada deste setor que mais sofreu com a pandemia.

 

A SETUR promoveu reuniões com o trade turístico, durante todo o dia, em saídas de barco pelo Rio Guaíba, reunindo secretários e diretores municipais de turismo, agentes de viagens, hoteleiros, donos de casas de eventos, de bares e restaurantes para esses encontros de projetos para retomada. No final de tarde de 27 de Setembro, foi a vez do secretário de turismo, Ronaldo Santini e sua equipe receberem, no barco Noiva do Caí III, a imprensa, com jornalistas especializados e também influencers digitais. O pôr de sol foi muito lindo, ao som da música Eu Sou do Sul, de Elton Saldanha, na voz da jovem Luiza Barboza, uma das mais premiadas cantoras juvenis.

O secretário Turismo destacou as muitas atrações de todo o Estado, lembrando que o Rio Grande do Sul tem uma diversidade muito grande de atrações. “A começar por este pôr de sol que acabamos de acompanhar aqui no Guaíba, na nossa Capital que fica linda também vista das águas”, enfatizou Santini. Ele, e sua equipe destacaram a importância de cada segmento estar se preparado para a volta do turismo. “Acredito que essa diminuição de casos novos, poderá significar o fim dessa pandemia que nos atingiu a todos de uma ou de outra maneira”, disse o secretário. A qualidade das atrações e serviços ofertados em todo o Rio Grande do Sul foi destaque na fala do secretário de Turismo. “Nós temos o que oferecer para turistas de qualquer parte do País ou do mundo. E, claro, temos nós mesmos muito para descobrir sobre nossos atrativos!”, encerrou.


Ronaldo Santini destaca a diversidade e qualidade no setor de turismo

Boa música, um pouco de história e alguma encenação teatral, com a presença do General Bento Goncalves que chamou os convidados a bordo, não à luta! Junto com Anita Garibaldi, deram as boas-vindas aos convidados. A diretora de Turismo da SETUR, Cláudia Mara Borges e o responsável técnico pela segmentação , Álvaro Machado, destacaram a diversificação de ofertas de produtos em todas as áreas. Desde a cultural, de aventura, de lazer e outras. Álvaro Machado destacou que a SETUR vem sendo realizando encontros com todos os atores das diversas áreas. Os encontros iniciaram em julho, e irão até novembro. Já estão confirmadas as datas para Turismo de Natureza/07 de outubro; Turismo Náutico/21 de outubro; Turismo MICE (negócios)/10 de novembro e de Compras/24 de novembro.


Marta Rossi veio de Gramado para o Dia Mundial do Turismo, apostando na liderança de Santini

A empresária Marta Rossi, CEO do FESTURIS, veio de Gramado prestigiar a solenidade acompanhada pelo esposo Sérgio Prade. A empresária avaliou o evento como “muito especial” e demonstrou a importância da liderança da Secretaria de Turismo no processo de retomada. “O turismo é dinâmico, e precisa de lideranças comprometidas. Nós, em Gramado, mantivemos atividades para qualificar o novo modelo que o turismo e eventos deverão ter no futuro. Estamos preparados para realizar o FESTURIS 2021, em novembro, com toda a segurança sanitária necessária”, informou aos jornalistas presentes.

O diretor Municipal do Turismo de Montenegro, Jaime Büttenbeder, que participou de um dos passeios de barco, no Porto Alegre 10, no qual o tema foi “Mercado do Turismo no RS – Rotas Completas”, avaliou como muito proveitoso o evento pelo Dia Mundial do Turismo.


Grupo de convidados confraternizam com secretário de Turismo

O passeio no Noiva do Caí foi muito tranquilo, aos cuidados do Comandante Marino e mais três tripulantes. Os convidados brindaram com espumante da serra gaúcha e puderam experimentar as iguarias criadas pelo chef Daniel Camargo, preparados por Eventos Darquêz, empresa com mais de 10 anos especializada na área.


Seriedade na ala de comando

Tudo sob a organização da equipe da empresa Glass Eventos Corporativos. Foram três passeios com grupos do trade, mas de acordo com a missão: pela manhã no Cisne Branco, a tarde no Porto Alegre 10 e finalmente no final da tarde no Noiva do Caí.

Fotos: Gilberto S. Muller
Por Jurema Josefa Silva
www.juremajosefa.com.br