Home Ibero-America Uruguai Último desafio entre chefs Brasil x Uruguai traz o lado vegetariano do pais vizinho

Último desafio entre chefs Brasil x Uruguai traz o lado vegetariano do pais vizinho

9 min read
0
23

SÃO PAULO/BRASIL – Quase mais famosa que a carne, a Pascualina mostra uma outra face do vizinho ao brasileiro. Famoso pela qualidade de suas carnes e “asados”, o Uruguai possui em sua história tradicional receitas típicas, que enveredam para o lado vegetariano, esse é o caso da “Pascualina” receita que será apresentada no último episódio das séries de Desafios entre Chefs Brasil X Uruguai, no dia de hoje 28 de julho às 19h.

Organizado pelo Ministério de Turismo do Uruguai com o intuito de proporcionar ao brasileiro uma viagem por sua gastronomia, num formato divertido e irreverente, os chefs brasileiros comandam o canal @uruguainatural e executam as receitas diretamente de suas cozinhas, logo o chef uruguaio é convidado para dar o seu parecer se o desafio foi cumprido ou não. Apesar do ao vivo, os vídeos ficam salvos no IGTV no perfil do Instagram. Para os “atrasadinhos” de plantão as receitas do Guiso de Pescado realizado pela chef Dayse Paparotto, o chivito executado por André Nardo e o alfajor feito por Ricardo Daudt, estão disponíveis no canal.

Para o desafio de hoje 28 de julho, às 19h

Os chefs assim como a receita, também assumem uma linha orgânica e vegetariana. A desafiante uruguaia, Laura Rosano, é especializada em cozinha regional e mediterrânica, produtora agro-ecológico com certificação em frutos nativos, produtora de cerveja orgânica e coordenadora do movimento Slow Food do Uruguai.

Já Rodrigo Albano, o chef brasileiro desafiado a executar a receita “Pascualina” de Laura, é especializado em alimentação saudável, funcional e vegana, promove uma infinidade de cursos e treinamentos para bares e restaurantes, bem como eventos, sempre dentro desse segmento gastronômico.

Torta pasqualina

A Torta pasqualina (que ganhará formas pelas mãos de Rodrigo) é um prato tradicional da Páscoa de origem italiana. Leva um delicioso recheio de espinafre e é proveniente da região da Ligúria no norte italiano, onde remonta ao século XV. Tradicionalmente, ela está associada às férias da Páscoa por diversas razões. A principal delas é que por não levar carne, é normalmente preparada durante a Quaresma.

No Uruguai, a Pascualina pode ser consumida durante todo o ano e não apenas durante a Páscoa. Nutritivo e fácil de conservar, essa delícia que conquistou até o Paul McCartney – segundo dizem por aí, pode ser encontrado em todo o lado, desde padarias a bancas de comida de rua ou cafés. E agora pode ser aprendida pelo canal do Ministério de Turismo do Uruguai aqui no Brasil.

Sobre Laura Rosano

 

Laura Rosano, é cozinheira especializada em cozinha regional e mediterrânica. Produtora agroecológico certificada em frutos nativos desde 2008, fez pós-graduação em Dieta Mediterrânea e Cozinha Contemporânea na Universidade de Barcelona.

Passou 10 anos, dos seus 23 de experiência, na Suécia e nos Países Baixos se especializando e atualizando. Com uma bagagem sólida voltou ao Uruguai e hoje é diretora, chef docente na empresa Verde Oliva, dedicada à educação alimentar, investigação e promoção da cozinha regional e de frutos nativos.

É proprietária da Quinta Agroecológica Ibira Pitás. Além disso, Laura também encontrou tempo para escrever um livro com receitas de frutos nativos do Uruguai, é  coordenadora do movimento de Slow Food Internacional no Uruguai, também é Chef Contra a Fome da Iniciativa Internacional da FAO, é membro do conselho de peritos do IGCAT (Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Arte e Turismo). 

Sobre Rodrigo Albano 

Chef, brasileiro, nascido em Itapetininga interior do Estado de São Paulo, formado em Gastronomia pelo Centro Universitário SENAC e pós graduado em Administração e Organização de Eventos pelo SENAC SP, se especializou em cozinha Italiana com foco em cozinha vegetariana (vegana e glúten free) com dois anos de atividades na Itália (Perugia – região da Umbria).

Atuante em dietas restritivas, alergias e intolerâncias alimentares, se pós graduou em Gastronomia Funcional pela FAMESP. Atualmente promove uma infinidade de cursos e treinamentos para bares e restaurantes, bem como eventos, sempre dentro desse segmento gastronômico. Cria Cardápios personalizados e exclusivos para necessidades especiais (Alergias, restrições alimentares, nutricionais, patologias); é chef particular para viagens Nacionais e Internacionais é um dos poucos chefs especializados na culinária Funcional e Vegana. Influenciador assíduo, participa de diversas aulas online e lives de canais especializados.

Canais Laura Rosano

https://www.instagram.com/laurarosano72/

https://slowfooduruguay.blogspot.com/?m=1

 Canais Rodrigo Albano

https://www.facebook.com/chefrodrigoalbano/

https://www.instagram.com/rodrigoalbanod/?hl=pt-br

https://www.instagram.com/chefrodrigoalbano/?hl=pt-br

Link para desafios já realizados:

https://www.instagram.com/uruguainatural/channel/

Fonte pascualina: https://www.lr21.com.uy/gastronomia/1060482-torta-pascualina-la-receta-que-encanto-a-paul-mccartney

https://www.196flavors.com/es/uruguay-torta-pascualina/

URUGUAY-AGENCIA BRASIL – SÃO PAULO
MAIS INFORMAÇÕES: http://www.turismo.gub.uy
www.uruguaynatural.tv
FONTE: Fernanda Bertin – [email protected]
São Paulo/SP – Brasil