Home Europa Austria Viena a cidade mais verde do mundo em 2020

Viena a cidade mais verde do mundo em 2020

6 min read
0
215

VIENA/ AUSTRIA – Viena lidera a lista anual da Resonance das cidades mais verdes do mundo com base em critérios como qualidade do ar, capacidade de locomoção e acesso a programas de reciclagem e compostagem.

Quando fatores como clima, diversidade e vida noturna são considerados, Londres lidera a lista das melhores cidades do mundo, de acordo com a Resonance, um grupo de consultoria em imóveis, turismo e desenvolvimento econômico. Mas quando considerou os elementos que distinguem as cidades mais verdes do mundo, uma capital na Europa continental ficou no topo.

Número 1 na nova lista lançada no Dia da Terra

Viena pode ter classificado apenas 36 na lista geral da Ressonância, mas ficou em primeiro lugar nesta nova lista lançada no Dia da Terra. Então, o que torna Viena tão verde? Por um lado, a capital austríaca recebe 30% de suas necessidades totais de energia a partir de fontes renováveis, sem mencionar que metade de sua população usa transporte público para chegar ao trabalho. Em seguida, você adiciona acesso a um grande número de espaços verdes públicos, programas de reciclagem e compostagem em toda a cidade e a 135 mercados de agricultores, e não é difícil ver por que Viena supera a concorrência.

Para determinar quais cidades seriam consideradas para a lista, a Resonance Consultancy analisou as 50 cidades mais visitadas do mundo, medida pelo número total de avaliações que eles recebem no Tripadvisor, e é por isso que você não verá aqui cidades ecológicas como Copenhaguen.

Metodologia

Para criar um índice das cidades mais verdes, a Ressonância classificou essas 50 cidades por nove métricas diferentes, cada uma com o mesmo peso nesse índice. Essas métricas incluíam a porcentagem de terras da cidade dedicada a espaços verdes públicos, a porcentagem de necessidades totais de energia atendidas por fontes renováveis ​​e a porcentagem da população que usa o transporte público para ir trabalhar. Outros critérios incluíam a capacidade de locomoção da cidade (originária de walkcore.com), a disponibilidade de programas de reciclagem e compostagem em toda a cidade e o número de mercados de agricultores de qualidade.

Também considerou o consumo de água de cada cidade (em litros) per capita por dia e a qualidade do ar para poluição de partículas com base na concentração de PM10. (PM10 descreve “partículas inaláveis, com diâmetros geralmente 10 micrômetros e menores”, de acordo com a EPA.)

O ranking

De acordo com esses critérios, estas são as 10 principais cidades mais verdes do mundo:

1- Viena, Áustria

2- Munique, Alemanha

3- Berlim, Alemanha

4- Madri, Espanha

5- São Paulo, Brasil

6- Manchester, Reino Unido

7- Lisboa, Portugal

8- Cingapura

9- Amsterdão, Países Baixos

10- Washington DC.

Não é surpresa ver cidades nesta lista como Amsterdã, onde o ciclismo é popular e o governo baniu todos os carros movidos a gás e diesel até 2030. Mas cidades inesperadas, como São Paulo e Manchester, também ficaram entre as 10 melhores graças a boa qualidade do ar, altos índices de capacidade de locomoção e um grande número de mercados de agricultores (192 e 172, respectivamente, de acordo com dados fornecidos pelo Google Maps pela Resonance

Fonte: Turismo de Viena
Fotos; Divulgação