Home Opinião Nelci Seibel-SC VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel

VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel

10 min read
0
271


JOINVILLE/SANTA CATARINA – BRASIL – Os laços históricos e culturais que unem Joinville e Suíça foram JOINVILLE/SANTA CATARINA – Renovação do convênio de Cidade Irma reforçados com a renovação do programa Cidades Irmãs, firmado entre o Município e Schaffahausen.

O documento que formalizou a parceria para o período de 2020 a 2023, foi assinado pelo prefeito UdoDöhler e pelo governador do Cantão de Schaffhausen, Martin Kessler, durante solenidade realizada na última terça-feira (11/2), na sede da Prefeitura de Joinville. O prefeito de Schaffhausen, Peter Neukomm e outras autoridades participaram do evento. Marcaram presença JeanetteGrüninger,Willi Bächtold, Peter Baumer e Bernhard Meister, representando a Associação dos Parceiros Schaffhausen-Joinville (APSJ).

Legenda foto acima: Prefeito de Joinville Udo Döhler, governador de Schaffhausen Martin Kessler e Peter Neukomm, prefeito daquela cidade, na assinatura da renovação do convênio Cidades – Irmãs..

Joinville Folia 2020

Uma festa para toda a família celebrar o Carnaval e se divertir com muita música, ritmos, fantasias e animação. É o Joinville Folia 2020, que acontece no dia 22 de fevereiro (sábado), na avenida Beira-Rio, a partir das 17h, desde a rua Itaiópolis até as proximidades do palco que será montado em frente ao CentreventosCau Hansen.

Biblioteca Pública

A Biblioteca Pública Municipal de Joinville, mantida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Educação, inicia, ainda em fevereiro, as atividades de contação de histórias e eventos voltados à literatura. Todas as atrações são gratuitas e abertas ao público de todas as idades.A atração ocorre quinzenalmente, sempre às 10h. Para o público a partir dos 60 anos, a Biblioteca Pública Municipal Prefeito Rolf Colin oferece a oficina Memória Literária. O projeto iniciou ano passado e volta a ser oferecido em 2020, com programação ampliada, toda segunda-feira, das 9h às 11h. Ainscrição é pelo fone (47) 3422-7000 ou na própria biblioteca das 8h às 19h. A atividade é gratuita.

Joinville 169 anos

Os eventos alusivos aos 169 anos de Joinville, celebrados em 9 de março, terão início no dia 1º de março, às 20 horas, no CentreventosCau Hansen, com o espetáculo “Mostra de Cultura – Dança, música, teatro e arte plástica em espetáculo”, apresentado pelos alunos e professores da Casa da Cultura de Joinville, com entrada gratuita.

No dia 2 de março, às 8 horas haverá  hasteamento das bandeiras, em frente ao prédio da Prefeitura de Joinville, com a participação da Banda do 62o Batalhão de Infantaria, autoridades, forças de segurança e alunos da rede municipal de ensino. No dia 8 de março, o público terá opções de lazer e atividade física, coordenadas pela Secretaria de Esportes (SESPORTE), “Joinville em Movimento”, na Rua do Lazer.

Na mesma ocasião, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) estará presente com atividades e atrações especiais voltadas ao público feminino e a primeira edição da Feira do Príncipe deste ano, das 10h às 16h.No dia 9 de março, data do aniversário da cidade, as comemorações iniciam às 9 horas, com a Homenagem ao Imigrante, no Cemitério do Imigrante. E à tarde, a partir das 17 horas, acontece o desfile comemorativo do aniversário de Joinville,na avenida Beira Rio. Durante todo o mês de março, a Prefeitura vai realizar uma série de ações alusivas ao aniversário da cidade, incluindo a entrega de obras pública e apresentação de eventos culturais.

Para participar do desfile, escolas, grupos e entidades podem se inscrever até o dia 25 de fevereiro, no site da Prefeitura de Joinville.

Pintor tcheco expõe em Florianópolis

 Uma das obras do tcheco StandaSedlak, em exposição em Florianópolis

Pela primeira vez em exposição no Brasil, obras do pintor tcheco contemporâneo StandaSedlak estarão à disposição do público em Santa Catarina, gratuitamente. De 3 a 13 de março, o Espaço Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura-CIC, na Capital do Estado, expõe “FromSeatoSea” , uma série de 22 pinturas em tinta acrílica sobre papel.

A curadoria no Brasil é do catarinense Edson Machado que buscou contextualizar a produção com a trajetória do artista revelando a seguinte observação : “ StandaSedlak integra uma geração de pintores contemporâneos respeitados mundialmente por invocarem em seu modo de viver e em suas telas a natureza e as questões climáticas e do meio ambiente de seus países. O título “FromSeatoSea” refere-se ao lema do Canadá, país com dimensões continentais banhado por três oceanos, e onde vive atualmente o artista”.

ABRACORP protagoniza ações em prol do turismo

A ABRACORP – Associação Brasileira de Viagens Corporativas – que em 2020 comemora dez anos de existência, tem se notabilizado pelos esforços direcionados ao fortalecimento da indústria do turismo no seu todo. E, em especial, do segmento de viagens corporativas.

Investe no programa IHC (Inovação, Habilidade e Competência), que oferece cursos e treinamentos para associadas e para o mercado. Mantém programação intensa dos comitês temáticos e participa dos eventos mais relevantes do setor de turismo. Exemplo de ação efetiva da Abracorp se deu em meados de 2019, quando liderou adesões que chancelaram o vídeo sobre a relevância e o protagonismo do mercado de viagens e turismo. Em parceria com a Agência Amigo, a produtora InsertTransmídia elaborou a peça em caráter voluntário.

ESCREVE: Jornalista – NELCI TEREZINHA SEIBEL
JOINVILLE/SANTA CATARINA – BRASIL
Membro da Academia Joinvilense de Letras e
da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul
Fone: 47 3425-4090 – 47 9631-0521
[email protected]