Home Sul Santa Catarina VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel

VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel

10 min read
0
325

JOINVILLE/SANTA CATARINA – CDL Joinville fornece máscaras. A CDL Joinville tem buscado, ao lado de outras entidades que representam o varejo, a reabertura do comércio em geral desde que a quarentena foi decretada.

Sempre orientou os associados que estão com as portas abertas a seguir as regras de distanciamento social, com atendimentos individualizados, sem aglomeração de pessoas e com a correta higienização do ambiente e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Para ajudar os associados a adquirir um dos EPIs, a entidade fornece, a preço de custo, máscaras de tecido 100% algodão e laváveis.

Rossi & Zorzanello – Impacto do CORONAVÍRUS no setor de eventos


Marta Rossi e Eduardo Zorzanello CEO’S da Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos

“Enquanto empresa gramadense que teve papel decisivo no incremento e desenvolvimento turístico de nosso município, nos solidarizamos com o momento atual e agimos com responsabilidade social. As medidas de prevenção para combater a pandemia do novo CORONAVÍRUS (COVID-19) são fundamentais para garantir nosso principal ativo, a vida. 

A saúde de nossa população e visitantes é prioridade. Porém, sabemos que tudo isso trará um impacto inestimável para a economia global e, consequentemente, para o setor de eventos. Estamos há mais de três décadas atuando neste mercado, onde nos tornamos referência e seguimos lutando pela reinvenção da cadeia. Porém, em situações como esta, precisamos ser responsáveis. Por esse motivo, cancelamos um de nossos eventos – o CHOCOFEST na Magia da Páscoa, que ocorreria em Nova Petrópolis/RS – e transferimos outros três para o segundo semestre, acreditando que o cenário esteja normalizado até lá. O maior deles é o FESTURIS – Feira Internacional de Turismo de Gramado que ocorrerá em novembro”.

Revitalização de patrimônios históricos no Brasil

Em março deste ano, antes de iniciar essa dolorosa pandemia, o ministro do Turismo do Brasil, Marcelo Álvaro Antônio, e a secretária de estado do Turismo de Portugal, Rita Marques assinaram, em cerimônia realizada no Ministério da Economia de Portugal, o protocolo de cooperação para recuperar patrimônios históricos e culturais para aproveitamento turístico e geração de emprego e renda no Brasil.

“Essa assinatura representa um marco na utilização dos patrimônios históricos brasileiros com a natureza turística”, comentou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Para ele, o sucesso do programa Revive em Portugal mostra que parceria entre público e privado é um ótimo caminho para o setor turístico. Esses patrimônios geralmente estão subutilizados, alguns degradados, pichados. E essa parceria que retrata muito bem o que deve ser feito com a iniciativa privada”, disse.

O ministro explicou, ainda, de como será a implantação do Revive em território brasileiro e reforçou que o objetivo final é beneficiar a população brasileira. “A concessão dos imóveis permitirá que eles possam ser utilizados

comercialmente, por meio de hotéis e restaurantes, levando à restauração, conservação desses patrimônios e, também, aumentando o fluxo de turistas nesses locais. Com o objetivo final que é a geração de emprego e renda”, destacou.

O acordo tem validade de dois anos, sendo automaticamente renovado por sucessivos períodos também de dois anos. Não há nenhuma previsão de transferência de recursos entre as partes. O Protocolo em questão é parte da estratégia de internacionalização do Programa, pelo Governo de Portugal, o qual já desenvolve programas similares na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), como Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Joinville

 

Em Joinville temos o “Moinho de Joinville”, cuja história centenária está inserida na história da cidade. Adquirido em 2019 pela FIESC, obras de restauração e adaptação para novas funções estão previstas para iniciarem ainda em 2020.

O governo português auxiliará o governo brasileiro na definição de um imóvel como projeto piloto para implementação do Programa Revive no Brasil. Farão

parte do Programa as instituições brasileiras ligadas à gestão do patrimônio público e de preservação e valorização do património cultural brasileiro. O próximo passo é a instituição de um Comitê Gestor que contará com representantes do Ministério do Turismo, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Secretaria de Patrimônio da União

(SPU). Só então haverá a instituição do Programa e a definição do Piloto.

Paixão de Cristo em Nova Jerusalém


Uma das cenas do espetáculo, sob os olhares de milhares de pessoas.

Tal como tantos outros eventos, comerciais e/ou culturais programados foram cancelados ou adiados para o segundo semestre ou para o ano que vem, em função do CORONAVIRUS, este também foi. Trata-se de um dos maiores eventos de cunho cristão de que se tem notícia, a Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém, Pernambuco. A data para a realização foi remarcada para 2 a 7 de setembro de 2020.

A Sociedade Fazenda Nova, responsável pela organização do evento espera o sucesso de sempre para a mega encenação. .

ESCREVE: Jornalista – NELCI TEREZINHA SEIBEL
JOINVILLE/SANTA CATARINA – BRASIL
Membro da Academia Joinvilense de Letras e
da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul
Fone: 47 3425-4090 – 47 9631-0521
[email protected]