Home Sul Santa Catarina Volta ao Mundo por Nelci Seibel

Volta ao Mundo por Nelci Seibel

10 min read
0
255

JOINVILLE/SANTAS CATARNA – BRASIL – Cervejarias do Sul. O Sul do Brasil oferece um leque gigante de cervejarias em seus três estados. O Rio Grande Sul, com suas 236 empresas do segmento, lidera o ranking e Porto Alegre é o município com o maior número de cervejarias do país, somando 39. Os dados são do Anuário de Cerveja 2019, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e refletem a influência da imigração alemã da região. (Legenda da foto acima: Cervejas de todos os gostos fabricadas no Sul do Brasil

Por isso, o turismo cervejeiro também se destaca na região – rota de festas – que vão além da famosa OKTOBERFEST de Blumenau, a maior fora da Alemanha. No Rio Grande do Sul destacam-se o Festival da Cerveja Gaúcha, em Santa Cruz do Sul; Festival de Inverno de Cerveja Artesanal em Estrela e o Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, onde se promove vários passeios e visitas a fábricas de cerveja, como a Rasen Bier.

FESTURIS busca diálogo e manutenção da equipe

 
Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, diretores da Rossi & Zorzanello Eventos

Os organizadores da Feira Internacional de Turismo de Gramado (FESTURIS), mantida para novembro, têm utilizado as semanas de isolamento para dialogar com os demais eventos do setor. A intenção é buscar uma solução conjunta para a recuperação do mercado turístico e de eventos, muito afetados pela pandemia de Covid-19. O FESTURIS entende que a união do trade será essencial para reduzir o impacto da crise e aposta que os eventos serão a mola propulsora da economia.

“No final, mesmo com grandes perdas e o cenário incerto, todos nós ganharemos”, projeta o CEO do FESTURIS, Eduardo Zorzanello. O diálogo também está prevalecendo para a manutenção do time de trabalho.“Acreditamos também muito na sensibilidade e suporte do Governo Federal para o enfrentamento da crise.

O Ministério do Turismo anunciou na semana passada que uma nova medida provisória garantirá, de forma inédita, pelo menos R$ 5 bilhões ao setor”, comenta Marta Rossi.

Reformulação atenta às necessidades do mercado

O FESTURIS anunciará nos próximos dias detalhes sobre a reformulação da feira, que inclui novos formatos de participação e um olhar atento às necessidades do mercado. Entre os projetos que deverão ganhar força a partir de maio estão: a reformulação da Revista Festuris, produto de comunicação com mais de dez anos, além da implantação do FESTURIS LIVE, transmissões ao vivo entre os diretores do evento e autoridades do turismo, do FESTURIS E-Learning, em parceria com a GVA, que visa a qualificação dos profissionais do trade com base na segmentação da feira e a criação de um canal de podcasts sobre turismo.

Acumule milhas para sua próxima viagem

A Smiles conta com diversas companhias aéreas parceiras para você resgatar passagens e viajar para mais de um mildestinos em 160 países. E caso tenha viajado com alguma delas, você pode ter direito a acumular milhas do seu voo. Consulte as companhias aéreas ou seu agente de viagens.

Senado aprova IRRF de 6% e nova EMBRATUR

O Plenário do Senado aprovou no dia 28 de abril a medida provisória que extingue o Instituto Brasileiro de Turismo e, para substituí-lo, cria a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo — a nova EMBRATUR. Essa medida provisória (MP 907/2020), que perderia a validade no dia 5 de maio foi aprovada de forma unânime e segue agora para sanção da Presidência da República.

A MP também prorroga a isenção de imposto sobre o pagamento de leasing de aeronaves e motores da aviação comercial e mantém em 6%, por quatro anos, o imposto sobre remessas para o Exterior.

O Ministério do Turismo e o trade ainda tentarão zerar esse imposto, que é considerado indevido, pois causa bitributação.”A transformação da EMBRATUR em serviço social autônomo permitirá maior autonomia e melhores mecanismos de Saiba detalhes no site da EMBRATUR.(informações liberadas pela Agência Senado).

Máscaras nos vôos da Lufthansa

 A Companhia mantém três vôos semanais conectando o Aeroporto de Guarulhos a Frankfurt até 17 de maio. A partir de 4 de maio, as companhias aéreas do Lufthansa Group vão solicitar aos passageiros que usem máscara de proteção facial a bordo de seus voos. Também recomenda o uso em toda a viagem, ou seja, antes ou depois do embarque e sempre que a distância mínima exigida não possa ser cumprida.Os comissários de bordo dos voos das companhias aéreas do grupo que mantém contato direto com os clientes também usarão máscaras.

Em Foz do Iguaçu

Harpia, a Rainha da Floresta

O Parque das Aves em Foz do Iguaçu tem um novo morador. Nasceu o 50º filhote de Harpia – rainha da Floresta Amazônica, ave mais poderosa do mundo. A super ave vive nas matas do México, Bolívia e Bras.

ESCREVE: Jornalista – NELCI TEREZINHA SEIBEL
JOINVILLE/SANTA CATARINA – BRASIL
Membro da Academia Joinvilense de Letras e
da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul
Fone: 47 3425-4090 – 47 9631-0521
[email protected]