Home Sul Santa Catarina VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel

VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel

10 min read
0
136

JOINVILLE/SANTA CATARINA – BRASIL – UMA CARTA PARA FERDINAND – Boas risadas estão garantidas em “Uma Carta para Ferdinand”,comédia romântica para toda família, estrelada por Cristiana Oliveira, Clemente Viscaíno e Luiz Alves – o Ferrugem –, que estreia nas plataformas digitais NOW, Oi e Vivo TV no dia 11 de junho. O filme foi inteiramente rodado em Joinville-SC é distribuído nacionalmente pela Pandora Filmes.

Nessa divertida história, Frederico Bruestlein (1835 – 1913) homem de confiança do Príncipe François Ferdinand, dono da Colônia Dona Francisca – que posteriormente viria a se transformar no município de Joinville –, vem juntamente com seu atrapalhado assistente Tonico até a cidade nos dias de hoje para elaborar um relato ao Príncipe Ferdinand sobre como andam as coisas por aqui.

Nessa viagem astral, Bruestlein recebe um “choque de modernidade”, passa por situações inusitadas e revisita acontecimentos, obras e projetos em que atuou no passado. E ele não está sozinho: seu fiel e atrapalhado assistente, o jovem camponês Tonico, estará ao seu lado para‘ajudá-lo’ na coleta de dados do futuro. Em meio a essa turbulência de informações ele revive as memórias de seu amor platônico pela jovem Mella, com quem não teve o desejado romance, mas que, por ironia do destino, acabaria ao seu lado para sempre.

O filme posiciona Santa Catarina no cenário nacional de produção de longas metragens fora do eixo Rio-São Paulo, ao lado de outros estados, como Ceará e Goiás. Os diretores fizeram desse filme um projeto ousado, que foi desenvolvido com poucos recursos e capital social da própria produtora.

Orientações Covid-19 em praias de Itapema

A Prefeitura de Itapema reforçou as ações de orientação e fiscalização na orla da Praia Central e da Meia Praia. Equipes da Secretaria de Turismo e da Secretaria de Saúde fazem a abordagem e medição da temperatura nas pessoas que estão caminhando ou praticando atividades físicas como corridas e pedaladas. O objetivo é fortalecer ainda mais o uso da máscara, evitar aglomerações e identificar pessoas com sintomas do vírus.

Transporte público na pandemia

Atendendo à solicitação da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, o Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) e o Sebrae-SC enviaram ofício ao secretário Thiago Augusto Vieira sugerindo um conjunto de medidas de segurança que permita a liberação do transporte coletivo. O documento, encaminhado no dia 18 de maio foi assinado pelos presidentes da FIESC, Fecomércio, Faesc, Fetrancesc, FCDL, Facisc e Fampesc. O povo está sofrendo com a ausência do transporte coletivo.

Hotel Laticastelli, da Toscana reabre em julho

Localizado a menos de meia hora de Siena, na comuna italiana de Rapolano Terme, no coração da Toscana, o hotel Laticastelli anuncia sua reabertura para julho, após ficar fechado desde março devido à pandemia do coronavírus. O empreendimento oferece uma experiência autêntica de conforto, combinando história, serviços exclusivos, charme e beleza, alinhando-se com novas regras, pensando em uma melhor segurança de seus hóspedes e funcionários.

A equipe do hotel estará equipada com todas as precauções de acordo com o exigido pelas normas italianas e serão feitas diariamente a limpeza e a desinfecção dos apartamentos e áreas comuns. Além disso, dispositivos de álcool gel estarão disponíveis em todos os espaços externos e internos. O Laticastelli também anuncia promoções. Para todas as reservas feitas até 30 de junho será aplicado um desconto de 40%, sem penalidades para cancelamento até 3 dias antes da chegada. Mais informações no site:www.laticastelli.com e no perfil de Instagram @laticastellicountryrelais.

As suítes têm acesso independente, um grande lounge interno e terraço ou jardim privativo com uma privilegiada vista para os montes da Toscana

Cartilha do Turismo para os Meios de Hospedagem

Após um período de suspensão dos meios de hospedagem, as portas foram reabertas. Neste novo cenário, percebemos que quanto mais cedo os estabelecimentos se adequarem aos padrões de higiene, limpeza, check-in, check-out, regras internas, políticas e serviços, estes fatores serão identificados pelos clientes, tornando o empreendimento mais atrativo e competitivo perante o mercado. Para contribuir com os hotéis a ABIH – SC elaborou uma cartilha com orientações a serem seguidas no controle da pandemia.

Dia da Apicultura 

O desaparecimento de uma espécie essencial à sobrevivência humana – as abelhas – tem motivado esforços de centenas de pesquisadores e entidades mundo afora.Trabalhadeiras e vigilantes, as abelhas são responsáveis pela polinização de mais de 70 das 100 espécies vegetais que fornecem 90% dos alimentos consumidos no planeta. Poucos sabem, mas espécies vegetais como o maracujá, a berinjela e o pimentão, por terem flores mais fechadas, precisam de polinizadores específicos. Mas a lista de frutas, vegetais e sementes que dependem das abelhas para serem produzidas é ainda maior, incluindo também uva, limão, maçã, melão, cenoura, amêndoa, castanha-do-pará, girassol, canola, soja, café, algodão e até alfafa, que é usada para alimentar o gado.

ESCREVE: Jornalista – NELCI TEREZINHA SEIBEL
JOINVILLE/SANTA CATARINA – BRASIL
Membro da Academia Joinvilense de Letras e
da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul
Fone: 47 3425-4090 – 47 9631-0521
[email protected]