Home Sul Santa Catarina Volta ao Mundo por Nelci Seibel

Volta ao Mundo por Nelci Seibel

9 min read
0
102

JOINVILLE/SANTA CATARINA -O município de Treze Tílias, no oeste catarinense completará em 10 de outubro 80 anos de fundação. O slogan de “Tirol Brasileiro”, que adotou a partir de uma reportagem na antiga revista Manchete, em 1972 será também o título do livro escrito pelo jornalista e escritor Moacir Pereira.

O livro sobre a colonização austríaca em Santa Catarina será lançado em sessão solene da Assembleia Legislativa, dentro da programação da Tirolerfest.

ACIJ com nova diretoria

A Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) deverá definir no dia 15 de junho a nova diretoria da entidade para o mandato de 2020 a 2022. O calendário prevê ainda a escolha dos membros dos Conselhos Fiscal, Superior e Deliberativo, Sindicatos Patronais e Núcleos Setoriais. O presidente João Joaquim Martinelli deverá ser substituído pelo empresário do setor de construção civil, Marco Antonio Corsini.

Viagens depois da pandemia

Cerca de 59% dos brasileiros têm planos de fazer viagens apesar da pandemia da Covid-19. Esse é um dos destaques de uma pesquisa realizada pela Vivo Ads, plataforma de mobile marketing da Vivo, sobre os impactos da pandemia e os planos dos consumidores brasileiros relacionados ao setor de turismo. O levantamento revela que, entrevistados, 36% pretendem viajar em 2021 e que entre os destinos, o mais desejado nos internacionais são os Estados Unidos e a Europa. Nos nacionais, o Nordeste foi citado em primeiro lugar, seguido pela região Sul.

Madeira reabre para turistas internacionais


Imagem da deslumbrante Ilha da Madeira, em Portugal

A partir do dia 1º de julho, as ilhas da Madeira e Porto Santo reabrem suas fronteiras para receberem viajantes internacionais. Para garantir a segurança de turistas e residentes, passa a solicitar a apresentação de um exame com resultado negativo para o Covid-19, realizado em até 72 horas antes do desembarque. O governo da Madeira também oferecerá testes aos passageiros que não portarem o exame, que será realizado no momento da chegada e sem nenhum custo. A praia de Porto Santo foi a primeira da Europa a ser reaberta ao público. O Arquipélago da Madeira registrou um baixo número de infectados e agiu com rapidez para controlar o vírus em seu território, assim como o restante de Portugal. A região teve apenas 90 infectados, dos quais 76 já estão recuperados. Não houve nenhum óbito. Considerado o melhor destino insular do mundo, a Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, com deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. Acesse: www.madeiraallyear.com.

  Hotel feito de sal na Bolívia

Em meio ao maior deserto de sal do mundo, o Salar de Uyuni, a sudoeste da Bolívia, fica o singular hotel Palácio de Sal. www.palaciodesal.com.bo).

Para começar, os hóspedes devem percorrer o impressionante Salar, que tem 12 mil m2 e está à cerca 3.500m de altitude e a 600 km da capital La Paz.

O salar é uma imensidão branca, resultado da evaporação de antigos lagos.

Outras atrações turísticas são a Reserva Natural Eduardo Avaroa, onde existem diferentes vulcões, como o Licancabur, em cujos pés fica a Lagoa Verde; as Lagunas de Colores, com destaque para a Colorada, lar de flamingos da espécie James, que só pode ser encontrada lá; e várias paisagens de formações rochosas com pedras vulcânicas, como a “Itália Perdida”, a “Árvore de Pedra” e o “Deserto Dali”, paisagem que parece extraída de alguma obra de arte do famoso pintor surrealista. Os tours continuam com os gêiseres Sol de Mañana, as águas termais de Polques, com riqueza de fauna, Sucre, capital constitucional da Bolívia e Potosí, que possui a maior mina de prata do mundo. A infraestrutura do Palácio de Sal conta com 42 apartamentos, para garantir exclusividade e conforto, o restaurante El Mesón, que combina o que há de melhor na gastronomia local e o Concept Spa. Mais informações no site www.palaciodesal.com.bo ou no perfil de Instagram @palaciodesal.

Família Schurmann em Itajaí

A Família Schurmann está de volta a Itajaí. Após passar quatro meses nas Ilhas Falklands/Malvinas e Georgia do Sul, o veleiro Kat atracou na Marina Itajaí, no litoral de Santa Catarina. Os velejadores permanecem em isolamento social na marina. A Marina de Itajaí, localizada no centro da cidade foi inaugurada em dezembro de 2015 e é um importante polo náutico, naval, turístico e industrial. Atualmente oferece 355 vagas, sendo 155 vagas secas e 200 vagas molhadas que comportam desde pequenas embarcações até iates e veleiros com mais de 180 pés. Além de modernos equipamentos e estrutura náutica, possui opções de lazer como espaço gastronômico com dois restaurantes internacionais, conveniência e amplo estacionamento. Acesse: www.marinaitajai.com.br.

Nelci Seibel
Membro da Academia Joinvilense de Letras e
da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul