Home Sul Santa Catarina VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel

VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel

9 min read
0
98

 

JOINVILLE/SANTA CATARINA- BRASIL – Place Branding Joinville – A expressão nova,“Place Branding” é uma abordagem que identifica vocações, potencializa identidade e fortalece lugares a partir do envolvimento de pessoas que vivem e utilizam determinados lugares. Isso nos faz refletir como desejaríamos que nossa cidade, Joinville fosse lembrada e entendida pelos turistas e investidores. (Foto acima: Cidade de Joinville/Santa/Catarina-Brasil).

Para discutir esse tema, nos dias 15 e 16 de julho o SEBRAE com o apoio do Joinville e Região Convention e Visitors Bureau, junto com o trade local, faz a primeira, de quatro etapas de estudo para a construção do Place Branding de Joinville. Via online, acontece dia 15 de julho, das 19h às 21h e no dia 16, das 9h às 11horas. Para participar é necessário inscrever-se pelo telefone 99917-2246 – (Saiba mais em: http://eventosemjoinville.com.br/2020/07/06/joinville-e-sao-francisco-do-sul-ganham-projeto-para-fortalecer-o-turismo).

Projeto para fortalecer o turismo 


Sabrina Schmitz, proprietária do Hotel Sabrina, grande interessada
no 
projeto de revitalização do turismo das duas cidades. (foto:divulgação). 

Destinos Turísticos Inteligentes é uma iniciativa de reposicionamento que pretende valorizar e divulgar os atrativos de Joinville e São Francisco do Sul. O turismo é um dos mercados mais afetados pelas restrições de circulação impostas pelo CORONAVÍRUS. No Brasil, bilhões em prejuízos e milhares de empregos perdidos no setor.  

Nesse cenário difícil, chega a boa hora o Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), projeto do SEBRAE/SC que está em desenvolvimento desde setembro do ano passado, e tem o objetivo de proporcionar um salto de qualidade e interesse no turismo de Joinville e São Francisco do Sul.

O projeto

O projeto trata de elaborar formas de valorizar a identidade de cada região, buscar a unidade na comunicação com os diversos públicos (empresários, moradores, turistas) e aperfeiçoar os recursos disponíveis com estratégias efetivas e inteligentes. Está incluída aí a preocupação com a segurança pelo risco de contágio, um motivo a mais para o reposicionamento planejado.

É uma maneira de organizar e preparar a informação para que os turistas possam aproveitar ao máximo, considerando que teremos um turismo mais regional e de menor permanência no começo da retomada das viagens no final de 2020 e no verão de 2021. O projeto Destinos Turísticos Inteligentes consiste em duas ações voltadas ao mercado: divulgar as atrações, lugares e atividades imperdíveis nas duas cidades para o período de primavera e verão e a estratégia do BRANDING de Destino (ou PLACE BRANDING), focado em projetar os atrativos de Joinville e São Francisco do Sul por meio de políticas públicas e marketing.

Em Joinville, o CONVENTION & VISITORS BUREAU será o interlocutor do projeto, o elo entre o SEBRAE e os diversos segmentos da sociedade – identificar, dentro de cada setor – turismo, cultura, indústria, comércio, esporte, inovação,etc), personalidades que possam efetivamente participar de todo o processo de construção.

São Francisco do Sul, cidade mais antiga de SC e uma das mais antigas do Brasil

A Academia Joinvilense de Letras acaba de lançar no e-book a edição no 4 da sua antologia, com a participação de doze acadêmicos. Artigos, contos, crônicas e poesias fazem parte do conteúdo. O livro pode ser adquirido na AMAZON a R$ 9,90. Com o título “A vida tem mesmo sentido e outros escritos”, em breve terá também uma edição impressa.

Reconhecimento de autoridade

E por falar em Academia Joinvilense de Letras, a acadêmica e secretária geral da Instituição recebeu um belo reconhecimento do presidente da Câmara de Joinville, Vereador Cláudio Aragão. “O gosto pela leitura entrou na minha vida quando era criança e aluno da Escola Municipal João Costa no bairro Itaum (…).

Parece que ainda vejo a professora Else Sant’Anna Brum entrando na sala, distribuindo livros e contando belas histórias”. Cada livro lido entra para minha história (…). “O mundo precisa de mais professoras como a Dona Else para espalhar a semente do gosto pela leitura”, declara o presidente da Câmara de Vereadores de Joinville.

Corpo de Bombeiros Voluntários

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, mais antiga instituição do gênero no Brasil completou no dia 13 de julho, 128 anos de existência. É formado hoje por 1.700 membros, entre mirins, voluntários e efetivos. Um orgulho da cidade.

Noite do Pastel da Lírica

No próximo sábado, 25 de julho, a Sociedade Lírica de Joinville realiza edição especial de venda de pasteis no modelo drive thru (sem consumo no local), com todos os cuidados necessários contra CORONAVIRUS.

São cinco sabores de recheio: carne com palmito, frango com catupiry, pizza, aipim com requeijão e bacon e bananada. Podem ser encomendados e retirados na Lírica entre 17h e 20h, a custo de R$ 4,00 a unidade. Entre em contato pelo telefone 3422-8696.

ESCREVE: Jornalista – NELCI TEREZINHA SEIBEL
JOINVILLE/SANTA CATARINA – BRASIL
Membro da Academia Joinvilense de Letras e
da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul
Fone: 47 3425-4090 – 47 9631-0521
[email protected]