Home Sul Santa Catarina VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel

VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel

10 min read
0
162

JOINVILLE/SANTA CATARINA – BRASIL – Novo acesso ao Centro Comercial da EXPOVILLE tem sido um dos pontos de parada obrigatório dos ônibus de turismo todos esses anos. Ali os turistas sempre encontram vários produtos típicos de Joinville, entre chocolates, camisetas, porcelanas, bonecas típicas e outros.

Porém, com o fechamento do acesso pela marginal da BR-101 em 2016 o movimento foi decaindo. Os condôminos locais, sob a liderança da administradora Conceição Junkes, defensora do turismo de Joinville decidiram investir na reabertura do acesso. Em meio a luta e burocracias, a paciência já se estende por dois anos, e a luz no fim do túnel anuncia a chegada do novo acesso para breve.

Estacionamento

Na oportunidade será realizada também a reformulação do estacionamento, revitalização do prédio e a conquista de novos lojistas para ocupar as salas em desuso. O local deverá voltar a seu objetivo inicial: um ponto turístico frequentado pelos visitantes.

FESTURIS CONNECTION na retomada do turismo

 
A abertura do FESTURIS CONNECTION, o Prefeito de Gramado Fedoca
Bertolucci 
entre Eduardo Zorzanello, e Marta Rossi, CEOs do FESTURIS.

Inúmeras ações estão sendo realizadas para contribuir na retomada do turismo e dos eventos em todas as regiões do Brasil, depois de vários meses sem movimento em função da pandemia do covid-19. A empresa Rossi & Zorzanello, organizadora do FESTURIS – este ano em sua 32ª edição de 5 a 8 de novembro em Gramado, se possível é claro – está fazendo sua parte.

Na última semana realizou o FESTURIS CONNECTION, provocando sinergia no mercado turístico. Foram três dias – 4, 5 e 6 de agosto – de muito conteúdo e relacionamento entre lideranças empresariais e do setor público, visando a reconstrução do turismo brasileiro. Nessa primeira edição o evento online contou com mais de 400 inscritos, transmitido diretamente do belíssimo Castel Saint Andrews, em Gramado, Serra Gaúcha.

Promoção

Foram promovidas conexões internacionais entre Brasil, Portugal, Uruguai e Estados Unidos e discutidas soluções e boas práticas para a retomada do turismo. Durante os painéis, palestrantes “top” no estúdio conversaram com outros que participaram de forma virtual, de várias partes do Brasil e do mundo.

Segundo Marta Rossi, CEO do FESTURIS, “o evento colocou aos profissionais do trade turístico o desafio de trabalhar online de forma mais intensa”. Já Eduardo Zorzanello, CEO do FESTURIS disse que “a transformação digital fez com que a gente pudesse conectar pessoas, conceitos, conteúdo e conhecimento e qual a melhor tomada de decisão no momento da recuperação”.

A primeira conexão, entre Brasil e Portugal contou com a palestra de Alejandro Varella, diretor da OMS para a América Latina, trazendo um panorama do cenário global do turismo. No segundo dia a conexão aproximou ainda mais os países Brasil e Uruguai que têm relações culturais e são grandes parceiros comerciais, em especial nas regiões de fronteira. A fala de abertura foi do Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. No último dia, a conexão foi com os Estados Unidos, com destaque para o mercado de eventos, o entretenimento e os grandes parques e atrativos.

Participação

Deste painel participaram Vinicius Lummertz, Secretário de Turismo de São Paulo, Gilmar Polla de Foz do Iguaçu e Marcelo Kaiser, representante do Visit Florida no Brasil. Nos três dias estiveram na pauta também a hospedagem, gastronomia, transporte rodoviário e aéreo, entre outros temas ligados ao setor.

Pelo sucesso alcançado, o FESTURIS CONNECTION terá uma segunda edição em outubro, dessa vez com Itália, México e Peru.Um grupo de profissionais de turismo de Joinville participou do evento.

O lado social do FESTURIS CONNECTION

O FESTURIS CONNECTION conseguiu arrecadar mais de R$ 54 mil para a pediatria do Hospital São Miguel de Gramado. O valor foi doado pelas empresas Laghetto Hotéis, Imobiliária Ghisleni, COOBRASTUR TURISMO e Sierra Móveis.Mais uma quantia arrecadada com a venda dos ingressos será destinada à casa de saúde, assim como doações avulsas. Com os valores será possível adquirir uma Incubadora Neonatal e um Monitor Multiparamétrico para a estruturação da maternidade do HASM.

O FESTURIS CONNECTION teve o apoio institucional da Prefeitura de Gramado, por meio das Secretarias de Turismo e de Inovação; o patrocínio de Castelo Saint Andrews; o apoio de SICREDI Pioneira e SEBRAE/RS; e a realização de Rossi &Zorzanello Feiras e Empreendimentos.

Moritz se despede

 
João Eduardo Amaral Moritz

João Eduardo Amaral Moritz, um dos mais respeitados defensores da hotelaria de Santa Catarina, representando o segmento em diversas entidades de classe. Hoteleiro e empresário, depois de dez anos na presidência da Câmara Empresarial de Turismo da SC, deixa o cargo com um importante legado para o setor. O empresário Marco Aurélio Floriani, assumiu o posto no dia 4 de agosto.

Fundador da Câmara, Moritz assumiu em 2010 a missão de estruturar e integrar as entidades do trade turístico de Santa Catarina com o segmento do comércio e serviços, representados pela Federação. Sua gestão acompanhou as mudanças do setor no Estado, desde a regionalização do turismo até as PPPs.

ESCREVE: Jornalista – NELCI TEREZINHA SEIBEL
JOINVILLE/SANTA CATARINA – BRASIL
Membro da Academia Joinvilense de Letras e
da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul
Fone: 47 3425-4090 – 47 9631-0521
[email protected]