Home Sul Santa Catarina Volta ao Mundo por Nelci Seibel

Volta ao Mundo por Nelci Seibel

10 min read
0
50

JOIINVILLE/ SANTA CATARINA -Um projeto do Sebrae/SC foi desenvolvido em parceria com diversas entidades para identificar vocações e criar marca visando novo posicionamento do município em relação ao turismo.

Como a cidade de Joinville deseja ser lembrada pelos turistas e percebida pelos moradores. Esse é o objetivo do Place Branding, que durante vários workshops reuniu, online – em função da pandemia – profissionais e empresários do turismo para a realização desse estudo. Como resultado, a cidade terá uma marca única para expressar e identificar o município. Branding de Destino é uma das estratégias do projeto Destinos Turísticos Inteligentes, levantando as potencialidades e características dos municípios envolvidos para reforçar a identidade local e assim favorecer o turismo. A última etapa do Place Branding ocorrerá em novembro, quando serão entregues os conceitos visual e verbal da marca, então de propriedade e uso comunitário.

AJL tem nova diretoria

A Academia Joinvilense de Letras, a partir do dia 16 de outubro funcionará sob nova diretoria: Maria Cristina Dias, Presidente; Ronald Fiuza, Vice-presidente; David Gonçalves, Primeiro Tesoureiro e Nelci Seibel, Segunda Tesoureira. Else Sant’Anna Brum continua como Secretária Geral da instituição, na gestão até outubro de 2022. Foram também eleitos três novos acadêmicos: Walter de Queiroz Guerreiro, Simone Nascimento e Jose Carlos Vieira, cuja posse será realizada em novembro próximo.

Penha/SC recebe recursos para melhorias


Uma das 19 lindas praias de Penha, em Santa Catarina

 O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), vai repassar R$ 417,5 mil para o município catarinense de Penha. Os recursos serão destinados à recuperação da pista de acesso à Praia do Bananal e à estabilização da encosta próxima à via. A autorização para a liberação dos recursos foi publicada na edição de 8.10 do Diário Oficial da União. As obras atenderão cerca de 1,5 mil pessoas afetadas com a interdição do acesso à Praia do Bananal em decorrência de chuvas intensas que atingiram a localidade.

Para receber auxílio emergencial do MDR, estados e municípios atingidos por desastres naturais devem obter reconhecimento federal da situação de emergência ou calamidade pública. É preciso atender aos critérios exigidos pela Instrução Normativa n. 2/2016. Prefeituras e governos devem apresentar o diagnóstico dos danos e um plano de trabalho para a execução das ações. Para demandar recursos federais para ações preventivas, é necessário encaminhar plano de trabalho. O apoio por meio do MDR é complementar à atuação dos governos locais.

Festuris Connection 2

O segundo Festuris Connection foi realizado de 6 a 8 de outubro, com transmissão pelo YouTube, de forma exclusiva aos participantes que adquiriram ingressos, tendo como cenário os empreendimentos da coleção Casa Hotéis – Casa da Montanha, Wood e Parador. O evento trouxe um novo olhar sobre a produção agrícola, indústria, a gastronomia e o turismo. Na ocasião foi trabalhado, por diversos painelistas, como Gramado consegue trabalhar o processo completo origem-mesa-turismo, tornando-se um case de sucesso como destino turístico. O destino utiliza toda a cadeia de valor que inicia na produção rural, passa pelas agroindústrias, chega à gastronomia e fomenta o turismo através da valorização dos produtos locais. O Secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Gramado, Anderson Boeira fez a apresentação do estudo de caso, sendo: “Programa Gramado Colônia, Festa da Colônia, Selo Feito em Gramado e Agroturismo”. Todo este processo que faz de Gramado referência do turismo no Brasil.

Festuris Gramado será presencial


O FESTURIS 2020 irá observar todos os protocolos de segurança para expositores e visitantes

Após um longo período de tratativas junto ao Governo do RS e entidades representativas do setor, o Festuris Gramado está confirmado e autorizado para acontecer de 5 a 8 de novembro. A feira de negócios turísticos será a primeira da América Latina a ser realizada no formato presencial desde o início da pandemia. O evento contará com uma série de protocolos e terá a segurança sanitária como um de seus motes. A organização do Festuris apresentou argumentos convincentes e parcerias consolidadas para ser autorizado a realizar a edição presencial. Saiba tudo pelo site: www.festurisgramado.com

Reconhecimento facial no Aeroporto de Florianópolis

Um projeto idealizado pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra) em parceria com o Serpro, empresa de TI do Governo Federal, pretende tornar mais eficiente o processo de embarque nos aeroportos e mais seguras as viagens aéreas. Por meio da identificação biométrica, baseada no reconhecimento facial, o projeto Embarque Seguro começou a ser testado, no dia 8 de outubro, no Aeroporto Internacional de Florianópolis/SC. Por enquanto, apenas voluntários testam a nova tecnologia. A intenção do Governo Federal é implantar o projeto paulatinamente nos principais aeroportos do país. Com o desenvolvimento da solução conduzido pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do MInfra, as autoridades de segurança poderão utilizar inteligência na avaliação de risco antecipada dos viajantes por meio do Sistema Brasileiro de Informações de Passageiros (Sisbraip). “Queremos levar mais segurança e agilidade para o setor, alinhando o país com o que existe de mais atual nos padrões internacionais de transporte aéreo”, destacou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. (informações do Serpro e do Floripa Airport).

Fonte: Nelci Seibel
[email protected]

Membro da Academia Joinvilense de Letras e
da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul