Home Sul Santa Catarina Volta ao Mundo por Nelci Seibel

Volta ao Mundo por Nelci Seibel

9 min read
0
115

JOINVILLE/ SANTA CATARINA -A 32ª edição do FESTURIS Gramado, realizada no início do mês de novembro continua repercutindo no mundo turístico pelos resultados positivos que trouxe para expositores e frequentadores. O evento marcou a retomada das feiras de turismo presenciais na América Latina. A segurança sanitária também foi validada com protocolos rígidos e a certificação ‘Covid Free’ do IBES International.

Com a sua realização mesmo durante uma pandemia, o FESTURIS mostrou que com responsabilidade é possível retomar as atividades do setor de eventos e do turismo. O FESTURIS teve 130 estandes e mais de 1.500 marcas em exposição, nos 25 mil m² de área dos pavilhões. Em todas as edições o FESTURIS elege algum espaço segmentado como destaque. Neste ano o foco foram dois eixos: Saúde e Sustentabilidade. Para a próxima edição, o Turismo Rural deverá ganhar ainda mais espaço, visto que é uma das tendências da OMT para o futuro do turismo. A próxima edição do FESTURIS Gramado acontecerá em novembro de 2021, em data ainda a ser confirmada. Saiba mais em: www.festurisgramado.com.

Igreja da Paz em restauração

A Igreja da Paz, da Comunidade Luterana de Joinville, uma das mais importantes edificações do patrimônio histórico de Joinville e Santa Catarina, está sendo restaurada e as obras deverão estar concluídas até fevereiro de 2021. A construção do prédio iniciou em 1857, sendo finalizado em 1864. É tombado como patrimônio histórico tanto de Joinville quanto de Santa Catarina. O projeto de restauração é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério do Turismo por meio da Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal, tem o patrocínio da Clamed, Schulz Compressores, Ciser, Catarinense Pharma, Docol, Transtusa, Toyoville, e conta ainda com pessoas físicas como apoiadores. O soar de seu sino ainda pode ser ouvido a cada hora, marcando o ritmo da vida no centro. (Informações da jornalista Maria Cristina Dias).

Associação das Letras realiza encontro virtual

A Associação das Letras, com sede em Joinville (SC), promove o VIII Encontro Catarinense de Escritores e Leitores, o primeiro de forma virtual. De 24 a 26 de novembro, sempre às 18h30, o evento fará um tributo a Cruz e Souza com palestras e apresentações de pelo menos 16 convidados. A inscrição é gratuita, no site www.sympla.com.br e o encontro será transmitido pela plataforma Google Meet e pelo Canal da Associação das Letras no Youtube. Deverá ser um grande acontecimento literário, com a presença de estudiosos e especialistas em Cruz e Sousa, precursor do movimento simbolista no Brasil, poeta catarinense, “nosso cisne negro imortal”. O evento começa no dia de seu aniversário. Página do evento: https://www.sympla.com.br/viii-encontro-catarinense-de-escritores-e-leitores__1029967 .Quatro palestrantes estão confirmados, sendo dois do Rio de Janeiro, um de Florianópolis e um de Joinville. “O encontro também terá a presença de 12 escritores catarinenses, que darão luz e movimento no sarau literário virtual e nos brindarão com músicas e cantos. Será encantador”, diz Simone Nascimento, presidente da Associação das Letras.

Os 54 anos da Embratur e a comemoração da OMT no Brasil

Segundo Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, o redirecionamento que o governo federal vem dando à Embratur será fundamental nesse momento da retomada das atividades no setor. O presidente Jair Bolsonaro reconhece o potencial do turismo e disse que não medirá esforços para incentivá-lo, principalmente por meio da Embratur que no seu governo passou a ter sua atuação focada na divulgação de nossos destinos. “Acredito que o turismo tem o potencial de contribuir para a economia nacional no mesmo nível do agronegócio”, afirmou Linhares. Em função desse apoio do governo para o turismo, O Brasil será premiado com o primeiro escritório regional da OMT – Organização Mundial do Turismo da América Latina, que iniciará em 2021. O anúncio foi dado pelo secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, quando ressaltou o trabalho realizado pelo governo brasileiro.

Bolshoi Brasil apresenta “As Cores do Brasil”

No próximo sábado, 28 de novembro, às 17h, a Escola Bolshoi apresenta o espetáculo “As Cores do Brasil”, pelo canal do YouTube Escola Bolshoi Brasil, e estará disponível também no portal da NSC Total. Um espetáculo com todos os ritmos, para deixar seu final de semana mais alegre e dançante. No repertório, dança contemporânea com trabalhos que ficaram marcados por sua sensibilidade e técnica, e a alegria contagiante das danças brasileiras com coreografias de Gustavo Côrtes. Este espetáculo tem apoio das Empresas Hapvida e Madville, empresas que investem em cultura e cidadania.


Dança típica brasileira da Escola Bolshoi do Brasil (foto Alinne Volpato)

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única extensão do Teatro Bolshoi fora da Rússia está instalada em Joinville – SC, desde 15 de março de 2000, estabelecendo uma verdadeira ponte cultural entre o Brasil e a Rússia.

Por Nelci Seibel
[email protected]
Membro da Academia Joinvilense de Letras e
da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul