Home Sul Santa Catarina Volta ao Mundo por Nelci Seibel

Volta ao Mundo por Nelci Seibel

10 min read
0
66

JOINVILLE/ SANTA CATARINA – Os artesãos de Itapema/SC agora contam com mais um espaço para expor e comercializar seus trabalhos, a casinha na Praça da Paz, das 10h às 20h. Outras opções são a loja do Mercado Público com horário especial de 12 a 23 de dezembro, das 9h às 18h. E ainda a feirinha da Avenida Nereu Ramos, entre as ruas 230 e 232, na Meia Praia, desde o dia 11 de dezembro, com atendimento diário das 17h às 23h.

Novidades para o aeroporto de Navegantes

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, se reuniu no último dia 9 com a bancada de deputados federais e senadores de Santa Catarina para tratar das obras de ampliação no aeroporto de Navegantes, autorizadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Também foi debatida a resposta às tratativas feitas pelos parlamentares sobre a construção de uma nova pista no aeroporto. Aproveitando, seria oportuno a implantação de um sistema de traslado rodoviário do aeroporto de Navegantes e Joinville, e vice-versa, combinando horários com os voos! Faz muita falta!

Jacutinga no Parque das Aves

  

Os visitantes do Parque das Aves, em Foz do Iguaçu/PR têm a oportunidade de conhecer a jacutinga (Aburria jacutinga), importante ave nativa da Mata Atlântica, praticamente extinta em diversos locais da sua área original.

São 21 indivíduos que compõem o plantel do atrativo, dos quais oito formam quatro casais que estão contribuindo com o nascimento de filhotes, para projetos de reintrodução sempre que forem considerados aptos para essa situação. A jacutinga é uma excelente dispersora de sementes, com registros que indicam o consumo de 41 diferentes frutos da Mata Atlântica, colaborando com a manutenção da floresta. No entanto, a degradação do habitat, na busca por um dos seus principais alimentos: o palmito-juçara, e a caça predatória quase acabaram com as suas populações. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a ave foi um dos animais mais caçados em toda a Mata Atlântica, com abates de até 50 mil aves em uma única temporada. Estima-se que existam hoje menos de 2.500 jacutingas na natureza, com tendência a diminuir. O objetivo do Parque das Aves é mostra-las aos turistas, para trabalhar a educação ambiental e a conscientização da importância de proteger o bioma Mata Atlântica e as espécies que nele vivem. Desde 2017, o Parque das Aves se consolidou como um Centro de Conservação de Aves da Mata Atlântica e mantém uma área denominada “Como Salvamos Espécies”, que traz diversas informações sobre como evitar o desaparecimento de espécies, entre elas a jacutinga.

Melhores Destinos do Mundo de 2021

Com o lançamento da lista “Melhores Destinos do Mundo de 2021”, a National Geographic anuncia os 25 destinos extraordinários que definirão nossos itinerários futuros e inspirarão o público a “sonhar agora, conhecer depois”. A lista foi criada, pesquisada e escrita em colaboração com as equipes editoriais internacionais da Revista National Geographic Traveller, que tem milhões de leitores e escritórios espalhados pelo mundo. Entre os destinos, o Cerrado Brasileiro foi escolhido na categoria “Lugares Selvagens Bonitos”. “Melhores Destinos do Mundo 2021” é uma coleção otimista das histórias mais inspiradoras dos principais destinos para conhecer no ano que vem, e é dividida em cinco categorias: natureza, aventura, cultura, sustentabilidade e família. A lista ainda inclui sucessos de conservação, conquistas de preservação, resiliência cultural e histórias de comunidades.

Cerrado, Brasil: categoria “Lugares selvagens bonitos”

 
Foto: Pete Oxford, Minden Pictures, coleção de imagens Natgeo

Indicado pela National Geographic Travel USA, O Cerrado brasileiro, a maior savana da América do Sul, é um paraíso para os tatus e centenas de outras espécies.

Natureza na Argentina

 
Foto: Juergen Schonnop, Eyeem, Gettymages

A geleira Perito Moreno – no Parque Nacional de Los Glaciares, na Argentina é uma das únicas geleiras no mundo que está aumentando em vez de encolher. Ela faz parte do Campo de Gelo do Sul da Patagônia – a terceira maior reserva de água doce do mundo.

Transilvânia, Romênia


Foto: Alexander Spatari, Getty Images

Fundada em 1211, Brasov é a porta de entrada para os prados de flores silvestres e as montanhas arborizadas da Transilvânia rural.

Bondinhos Aéreos de Canela

O Parques da Serra Bondinhos Aéreos, de Canela (RS), está ampliando os cuidados com higiene e segurança para o retorno das atividades de atendimento ao público. Seguindo as recomendações dos órgãos competentes e atendendo ao decreto do governo do Rio Grande do Sul, o parque adotou diversas medidas para evitar a disseminação do coronavírus. “Estamos preparados para receber visitantes com toda a segurança. Afinal, a saúde das pessoas é nosso bem mais precioso e a segurança sempre foi nossa prioridade”, afirma o diretor do Bondinhos Aéreos, Fabrício Bogo

O Parques da Serra Bondinhos Aéreos possui três certificados de turismo responsável, limpo e seguro: da Secretaria de Turismo e Cultura de Canela, Ministério do Turismo e Governo Federal. O parque fica aberto todos os dias ao longo do mês de dezembro, das 9h às 17h (nos dias 24 e 31/12, o fechamento será às 16h). No dia 1º de janeiro de 2021, a abertura será às 11h, com fechamento às 17h.

Nelci Seibel
[email protected]
Membro da Academia Joinvilense de Letras e
da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul