Home Sul Santa Catarina Volta ao Mundo por Nelci Seibel

Volta ao Mundo por Nelci Seibel

10 min read
0
67

JOINVILLE/ SANTA CATARINA -Diretor da feira BNT Mercosul, Geninho Goes é o novo secretário de Turismo de Balneário Camboriú (SC), nomeado pelo prefeito Fabricio Oliveira no último dia 5. Goes tem quase 40 anos de Turismo, nos quais já trabalhou em agência de viagens, operadora, hotelaria e outros setores, além de já ter liderado o setor comercial e de Marketing do Beto Carrero World. Na cadeira de secretário de Turismo de Balneário Camboriú, ele substitui Valdir Walesdowski, a quem o prefeito agradece e elogia. “Geninho Goes chega com a missão de contribuir para o reaquecimento do Turismo após a pandemia do covid 19″.FOTO Arquivo Pessoal / Reprodução / Facebook

                             Manutenção dos espaços públicos em Joinville

O secretário Guilherme Gassenferth e a gerente executiva Francine Olsen de Turismo e Cultura de Joinville/SC lideram um trabalho de embelezamento da cidade com a participação da comunidade local, renovando gramados e plantando flores em praças, rótulas e canteiros de avenidas. Ótima iniciativa para deixar a cidade “com cara de nova” para as comemorações dos 170 anos dede fundação, no dia 9 de março. Moradores colaboram com os serviços em seus respectivos bairros.

Apolinário Ternes cria novo site

Apolinário Ternes https://apolinarioternes.com.br/

 

Autor de 30 livros sobre a história de Joinville, de Santa Catarina e de empresas e instituições da região norte do Estado. Joinvilense, nascido em 1949, é autor e jornalista desde 1968 e manteve artigos semanais no jornal A Notícia por três décadas. A partir de 1975 publicou inúmeras obras, com destaque para: História de Joinville, uma abordagem crítica (1981); História Econômica de Joinville (1986); Joinville, a Construção da Cidade (1993); Tempos Modernos – A Presença dos Italianos em Joinville (2009).

Exerceu o cargo de editorialista no jornal A Notícia no período de 1979 a 2007. Nos anos 2002 – 2004 foi diretor do jornal em Florianópolis.

Formado em História e Direito, é Mestre em Educação e Cultura. Foi diretor do Arquivo Histórico e da Biblioteca Pública de Joinville, integrou o Conselho Estadual e Municipal de Cultura e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, pelo qual foi homenageado com a comenda Joaquim Manoel de Almeida Coelho, em 2005. No mesmo ano recebeu o título de Cidadão Benemérito de Joinville e a Medalha Anita Garibaldi. Na foto Apolinário exibe a pelerine da Academia Joinvilense de Letras da qual é membro.

Rio Jacaré Pepira destaque do Turismo em Brotas


Foto meramente ilustrativa

Orgulho da população de Brotas, São Paulo e diretamente ligado ao turismo no município, o Rio Jacaré Pepira vai se tornar patrimônio histórico, turístico e cultural. A proposta é um reconhecimento em meio à sua história, que por pouco teve seu curso modificado para um cenário muito diferente do atual, responsável pela movimentação do setor de serviços e da economia local. Entre os rios mais limpos do estado, o Jacaré Pepira é também parte da memória afetiva da comunidade. Muito antes de iniciada a atividade turística na estância, ainda na década de 1960, começava a prática da descida nas corredeiras por boias e depois para raftin. Logo a ideia virou febre e hoje, o boia cross é um dos principais atrativos. Da nascente até o Rio Tietê, o Jacaré Pepira tem 174 km de extensão. É formado por nascentes, córregos e mais de 50 cachoeiras, mais de 20 delas localizadas em Brotas. É também provedor de um cinturão de mata que serve de habitat para uma variedade de espécies da fauna brasileira.

EMPROTUR e Airbnb assinam acordo

A Empresa Potiguar de Promoção Turística, e o Airbnb, maior empresa global de compartilhamento de lares e experiências em viagens, fecharam um acordo de cooperação técnica, sem custos e totalmente focado no compartilhamento de dados. Neste momento em que viagens domésticas, especialmente as feitas de carro são a tendência da retomada do setor, o Airbnb vai compartilhar dados agregados levantados dentro da plataforma sobre comportamento e tendências de viagens no estado. Essas informações irão ajudar na elaboração de estratégias e no planejamento de ações da Emprotur . A parceria é de cooperação técnica, sem envolvimento de recursos financeiros. A Empresa Potiguar de Promoção Turística S.A. (EMPROTUR) foi criada em 2007 com a finalidade de promover o estado do Rio Grande do Norte como destino turístico, em âmbito nacional e internacional, divulgando as suas potencialidades com o intuito de fomentar a economia, gerando mais emprego e renda. Já o Airbnb é um motor de empoderamento econômico que ajuda milhões de empreendedores de hospitalidade a monetizar seus espaços e suas paixões, mantendo os benefícios financeiros do turismo em suas próprias comunidades. Com mais de 500 milhões de chegadas de hóspedes globalmente desde a sua fundação e acessível em 62 idiomas em 220 países e regiões, o Airbnb promove a conexão entre as pessoas e a confiança no mundo todo. Saiba mais em: [email protected]

Nelci Seibel
Membro da Academia Joinvilense de Letras e
da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul
[email protected]