Home Sul Santa Catarina Volta ao Mundo por Nelci Seibel

Volta ao Mundo por Nelci Seibel

10 min read
0
253

JOINVILLE/ SANTA CATARINA -Uma das tradições de Páscoa em cidades de colonização germânica de Santa Catarina são as Árvores de Páscoa, que começam a colorir as ruas e praças nas cidades de Pomerode, Timbó, Forquilinha entre outras. Em função da pandemia, as “Osterbaum” serão mantidas por mais tempo, além da Páscoa, do que em anos anteriores.


Foto: Soraia Felipini

A Prefeitura de Timbó, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, iniciou nesta semana a colocação da decoração de Páscoa, comemorada no dia 4 de abril, que contará com poucos elementos, porém carregada de sentimentos e simbolismos, com o propósito de passar alegria e afetividade.

Neste ano, quando é tempo de se reinventar, surge o projeto “Caça aos Livros — a Doce Páscoa do Conhecimento”, numa ação inédita da Biblioteca Municipal Professor Péricles Prade

GOL amplia frequências em Joinville


Foto meramente ilustrativa

A GOL Linhas Aéreas, maior Companhia aérea do Brasil, amplia as frequências de voos em Joinville-SC (JOI), que começou em 4 de março, Juiz de Fora-MG (IZA) e Presidente Prudente-SP (PPB), estas a partir do próximo dia 8/3. Serão de 5 até 6 dias por semana (dependendo da localidade) com pousos e decolagens para os Clientes destes importantes polos regionais, que seguem conectados com o aeroporto internacional de São Paulo/Guarulhos-SP (GRU). Essas rotas passam a ser operadas pela parceira VOEPASS. Os bilhetes seguem comercializados exclusivamente pela GOL e estão disponíveis para compra no aplicativo, no site (https://www.voegol.com.br), nas lojas VoeGOL e em agências de viagem. Os procedimentos regulares já rígidos contra a pandemia foram reforçados. Confira horários e frequências no site.

Conheça a preciosa Ilha da Madeira


Ponta Delgada -Foto: Hugo Reis

Quando a pandemia acabar, e esperamos que seja logo, uma ótima opção de viagem é a Ilha da Madeira, destino português situado em meio ao Oceano Atlântico. Um lugar que conquista viajantes do mundo todo com sua natureza exuberante, hotéis luxuosos e deliciosos restaurantes. Confira essas dicas!

Saboreie o vinho Madeira e a poncha


Festa do Vinho -Crédito Madera All Year

O vinho é uma tradição portuguesa e na ilha da Madeira se produz o famoso vinho Madeira, que cai como uma luva para aperitivo ou para acompanhar sobremesas. Vale também tomar os outros vinhos locais durante as refeições. Outra bebida típica que é muito popular entre os madeirenses é a poncha, preparada com suco de limão, mel e aguardente de cana. Ela é perfeita para dias mais quentes e momentos descontraídos, como happy hours.

Aproveite a natureza

Os sortudos madeirenses têm uma ilha inteira à sua disposição! E a sua maior riqueza é a natureza. Explorem suas belíssimas trilhas em meio à Floresta Laurissilva, andem de bicicleta ou subam aos mirantes com as melhores vistas do destino.

Desfrute da água salgada

O oceano não apenas rodeia a ilha, mas influencia seu clima, manifesta-se em sua gastronomia e marca sua paisagem deslumbrante. Há muitas maneiras de desfrutar dessa riqueza: passeios de barco, esportes aquáticos ou um simples dia numa praia ou nas piscinas naturais locais.

Começar as refeições com bolo do caco

Apesar do nome, o bolo do caco é o pão tradicional da Madeira. De formato redondo e achatado, sua massa crocante por fora e macia por dentro é a entrada perfeita para qualquer refeição, acompanhada de uma deliciosa manteiga de alho e salsa. Você terá muitas iguarias para provar – espetada, bife de atum, lapas, peixe-espada-preto –, mas não pode deixar de experimentar o bolo do caco!

Prove as frutas do Mercado dos Lavradores

A localização da Ilha da tem clima de primavera o ano todo. O destino é um local onde se consegue cultivar muitas plantas. Por isso, a ilha é rica em frutas, muitas delas diferentes para nós brasileiros, que estamos acostumados com a fartura típica do clima tropical.

Sobre a Ilha da Madeira

A Ilha da Madeira é um pequeno paraíso português, de origem vulcânica, oferece clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo as principais e únicas habitadas Madeira e Porto Santo. Para mais informações, acesse www.madeiraallyear.com

FESTURIS Gramado em 2021

Encerrando a espera do mercado, o FESTURIS Gramado confirmou sua data para a próxima edição. A feira de negócios turísticos mais querida do Brasil e mais efetiva em resultados acontecerá de 4 a 7 de novembro de 2021, nos pavilhões do Serra Park, em Gramado/RS. Será a 33ª edição ininterrupta de um dos eventos mais tradicionais e longevos do país. Em 2020, o Festuris foi a primeira feira presencial de turismo das Américas a ser realizada durante a pandemia e também uma das poucas que manteve o evento no calendário seguindo uma série de protocolos de biossegurança. Em 2021, o evento convoca a indústria do turismo a continuar a reconstrução do setor.

O slogan desta edição será “Reconstruindo o Turismo”.

Nelci Seibel
Membro da Academia Joinvilense de Letras e
da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul