Home Sul Santa Catarina VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel

VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel

10 min read
0
274

JOINVILLE/ SANTA CATARINA -O período de isolamento e distanciamento social como medidas preventivas à Covid-19 sugere, nesta Páscoa conhecer lugares diferentes sem sair de casa. A ClickBus, plataforma líder em venda online de passagens rodoviárias, apresenta oito museus online para conhecer de graça.

Pinacoteca (SP)

Um dos museus virtuais do Brasil que oferece visita online e apresenta áudios que trazem reflexões sobre as obras. Acesse http://www.iteleport.com.br/tour3d/pinacoteca-de-sp-acervo-permanente/ e confira o vasto acervo de Arte Contemporânea.

MASP (SP)

Da arte na moda até a arte da Itália e da França, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) é uma excelente opção de passeio virtual. Suas obras são apresentadas em imagens, esmiuçadas por “zoom” – juntamente com textos explicativos e históricos. Link: http://artsandculture.google.com/partner/masp.

Museu Afro Brasileiro ( SP)

Seu acervo contempla mais de seis mil peças, entre pinturas, esculturas e fotografias, criados por artistas brasileiros e do exterior, além de documentos. São artefatos que datam do século 18 até os dias de hoje, abordando os mais variados aspectos da cultura africana e afro-brasileira.

Acesse: http://artsandculture.google.com/partner/museu-afro-brasil.

Inhotim (MG)


Um dos belos recantos de Inhotim, com natureza e arte

Inhotim! Esse tour virtual é perfeito para quem quer se conectar com a natureza, mesmo que seja por meio da tela. É um paisagismo de amplo e vivo jardim botânico ao potencial reflexivo de artes contemporâneas. Acesse: http://www.inhotim.org.br/visite/tour-virtual/.

Museu do Amanhã (RJ)

Interatividade é um dos grandes diferenciais do Museu do Amanhã, que pretende fazer o visitante refletir sobre o nosso compromisso com o amanhã em diferentes âmbitos: meio ambiente, social e muito mais, tudo isso por meio das ciências aplicadas. Link:

http://museudoamanha.org.br/pt-br/content/tour-virtual.

Museu da Imagem e do Som (SP)

Museu tradicional, o MIS é também virtual no Brasil. Entre suas exposições que podem ser apreciadas virtualmente estão: A trajetória da produção cinematográfica na cidade de São Paulo nas décadas de 70 e 80; O retrato da profissão dos fotógrafos de rua, mais conhecidos como lambe-lambe; Os registros de deslocamentos presentes em profissões itinerantes e mais. Link: http://www.mis-sp.org.br/exposicoes/list/virtual.

Museu Oscar Niemeyer (PR)

Com cerca de sete mil obras, o MON tem desde a sua estrutura criada por Oscar Niemeyer, arquiteto que dá o nome a esse museu. Formas e cores se misturam, referência nos campos das artes visuais, design e arquitetura.

Link: http://www.museuoscarniemeyer.org.br/visite/visita-virtual-3D.

Museu do Futebol (SP)

As exposições virtuais do Museu do Futebol são incríveis, mesmo por meio da tela! Visibilidade para o futebol feminino, Chuteiras: a evolução do futebol nas pontas dos pés, Pacaembu – o estúdio monumento e outros 14 compõem o site. Acesse e conheça mais sobre o nosso amado futebol em: http://artsandculture.google.com/partner/museu-do-futebol

Artista catarinense Edson Machado expõe suas obras em Istambul, Turquia

De Florianópolis para Istambul, na Turquia, seguiram nesta semana duas pinturas inéditas de autoria do artista catarinense Edson Machado para participar da International Mail Art Exhibition 2021. A exposição coletiva reúne artistas convidados de diversos países que apresentam desenhos, pinturas, gravuras e colagens este ano sob o tema Network Society (A Sociedade em Rede). Edson representa o Brasil no evento com duas de suas obras produzidas no período da pandemia e levam os títulos de People Machine I e II ( Máquina de gente). Enfocam as comunicações sociais em tempo de crise e retratam “cabeças pensantes” junto a estruturas mecânicas de antigas máquinas de escrever. Mail Art ( Arte Postal ) é um movimento artístico mundial, que utiliza como meio os Correios para circulação e exposição das obras. Edson Machado é um dos pioneiros no Brasil, integra o movimento desde 1979, com exposições realizadas na Itália, Bélgica, Holanda, França, Alemanha, Rússia, Japão, Coréia, Estados Unidos, México, Argentina e Uruguai. A exposição fica aberta ao público de 1º de abril a 31 de maio de 2021 na localidade de Basaksehir em Istambul.

Casa da Montanha em Gramado


Hotel Casa da Montanha, melhor destino em Gramado e referência em chocolate artesanal

A magia da Páscoa está presente no hotel que encanta pela decoração temática, mimos e atividades recreativas. Tem ainda flexibilização nos dias de entrada e saída, além de política de cancelamento ou remarcação sem multas. Cidade do chocolate artesanal. É assim que Gramado, na Serra Gaúcha, é conhecida: foi lá que nasceu o primeiro chocolate artesanal no Brasil, há quase 50 anos, creditado a Jayme Prawer, fundador da famosa Chocolates Prawer, e também idealizador do Casa da Montanha, hotel referência na região, que nesta época do ano tem mais um atrativo para receber seus hóspedes. A sua famosa e tradicional decoração de Páscoa, durante todo o período da “Páscoa em Gramado”, evento oficial da Gramadotur. O hotel tem também uma experiência personalizada chamada Um Sonho de Criança, onde os hóspedes mirins viram verdadeiros Desbravadores da Montanha. No domingo de Páscoa, os pequenos poderão se divertir com a brincadeira de “Caça ao Ninho”, e com as atividades de recreação que já fazem parte da rotina do local. Saiba mais em: www.casahoteis.com.br.

©sergioazevedophotos 2018
Nelci Seibel
[email protected]
Membro da Academia Joinvilense de Letras e
da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul